Cultura & Lazer Titulo
Vendas no mercado musical crescem 1,5%
Do Diário do Grande ABC
14/04/2000 | 14:21
Compartilhar notícia


As vendas mundiais de música, em todos os formatos, cresceram 1,5% em 1999, movimentando um total de US$ 38,5 bilhoes, informou nesta sexta-feira o IFPI, organizaçao internacional que congrega a indústria do setor.

"O crescimento aconteceu devido ao aumento da demanda nos Estados Unidos e pela melhora nos mercados do Sudeste Asiático, partes do Leste Europeu, Escandinávia e Oceania".

Na América Latina, com a exceçao do México, as vendas de música foram prejudicadas pela crise econômica que assolou a regiao. "A desvalorizaçao de 60% do real bem como os elevados níveis de pirataria contribuíram para uma reduçao de 5% no total das vendas. Mas apesar dos problemas na regiao, o Brasil e o México ainda integram o grupo dos 10 maiores mercados de música", informou a IFPI.

Nos Estados Unidos, que é o maior mercado de música do mundo, a venda de CDs cresceu 19%. Houve também um rápido avanço da venda de músicas via Internet em 1999. O número de consumidores que usaram a Internet para comprar músicas cresceu 2,4% no ano passado, contra 1,1% de crescimento registrado em 1998. A venda de CDs no mundo inteiro cresceu 3%, num total de 2,4 bilhoes de unidades. Isso ajudou, por exemplo, a compensar a reduçao de 7% nas vendas de fitas cassetes. As vendas globais de músicas em todos os formatos foram de 3,8 bilhoes de unidades.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;