Esportes Titulo
Ausência sul-americana em Winnipeg abre novo espaço
Do Diário do Grande ABC
22/07/1999 | 12:22
Compartilhar notícia


O torneio masculino de futebol dos Jogos Panamericanos de Winnipeg tem no México, Estados Unidos e na Costa Rica os favoritos de uma competiçao pouco empolgante, devido à ausência das seleçoes sul-americanas.

Os organizadores do evento nao foram sensíveis às exigências econômicas da Confederaçao Sul-americana de Futebol e só uma equipe de jogadores da liga do interior do Uruguai servirá para ter uma representaçao simbólica da Commebol.

Este fato ajudou a alçar a posiçao de favoritas as três seleçoes da Concacaf. México, Estados Unidos e Costa Rica, com alguns dos elementos que se destacaram no último Mundial Sub-20 disputado em abril passado na Nigéria têm muitas chances de disputar o título.

Cuba e Estados Unidos abrirao a disputa esta sexta-feira no Winnipeg Soccer Complex, no grupo no qual estao também Jamaica e Uruguai, que se enfrentarao no mesmo dia, e Honduras, que descansa esta rodada. A outra chave está formada por México, Costa Rica, Canadá, Guatemala, Trinidad e Tobago.

O México, com uma equipe na qual aparecem alguns jogadores dos quais atingiram as quartas-de-final do passado Mundial sub-20 da Nigéria, terá na Costa Rica seu mais direto rival no grupo.

Os costarricenses também trazem os jogadores que alcançaram as oitavas-de-final do Mundial sub-20 da Nigéria (o zagueiro Robert Arias e o meio-de-campo Juan Bautista Esquivel). A estrela da equipe é Steven Bryde, volante ofensivo do Saprissa, e vêm homens como Pablo Chinchilla e Douglas Sequeira, que jogam na Austria e Alemanha, respectivamente.

Outra seleçao com boas chances sao os Estados Unidos, que vêm com a base da equipe derrotada nas oitavas-de-final do Mundial sub-20, ao perder para o posterior campeao da competiçao, Espanha, por 3-2. O atacante de 19 anos, Taylor Twellman, autor de quatro gols na Nigéria (dois contra os Camaroes e dois contra a Espanha) é a estrela da equipe.

Os Estados Unidos busca sua segunda coroa depois da vitória em Havana em 1991, enquanto no México, que perdeu na final daquela ocasiao com os americanos e na de 1995 em Mar del Plata contra a Argentina, espera ter melhor sorte nesta ocasiao. A seleçao asteca ganhou sua única medalha de ouro no futebol em 1967 quando os Pan-americanos se disputaram também em Winnipeg. Estas vitórias dos Estados Unidos e México sao as únicas exceçoes a um domínio da Conmebol no futebol dos Pan-americanos. Brasil e Argentina, além do Uruguai em uma ocasiao, compartilharam as vitórias nas outras dez ediçoes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;