Internacional Titulo
Bustani diz que não há provas contra o Iraque
Da AFP
13/09/2002 | 13:44
Compartilhar notícia


O ex-diretor da Organização da Nações Unidas para a Proibição de Armas Químicas (Opaq), o brasileiro José Mauricio Bustani, disse nesta sexta-feira em entrevista ao jornal Correio Braziliense que não há provas de que o Iraque tenha armamento que represente uma ameaça ao mundo. “Enquanto não houver uma inspeção decente no Iraque, não haverá provas”, afirmou.

Para o brasileiro, o que o presidente dos EUA, George W. Bush, diz são “afirmativas que não podem ser demonstradas. Por isso, é necessário ver se há razões para temer ou não o Iraque”, afirmou.

Bustani foi destituído em abril passado da direção da Opaq por tentar convencer o presidente iraquiano, Saddam Hussein, a que seu país aderisse ao órgão da ONU. Os EUA foram contra a decisão e pressionaram pela saída do brasileiro.

“A chave do problema é saber que tipo de reivindicação vão tentar impor os Estados Unidos ao Conselho de Segurança nessa negociação”, diz, antes de acrescentar que as inspeções devem se realizar de maneira “honesta, a fim de apresentar uma solução final ao governo iraquiano” e evitar que ocorra o mesmo de 1998, quando Saddam expulsou os inspetores alegando que eram espiões a mando dos EUA e de Israel.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;