Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 3 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

esportes@dgabc.com.br | 4435-8384

Libertadores espera trio de ferro


Divanei Guazzelli
Do Diário do Grande ABC

24/01/2006 | 08:33


A 47ª edição da Copa Libertadores da América começa nesta terça, os dois primeiros representantes brasileiros estréiam na quarta, porém a perspectiva mais estimulante é a presença do trio de ferro paulista (Corinthians, São Paulo e Palmeiras) a partir de fase de grupos. Para que ocorra a combinação inédita, será preciso que o Palmeiras passe pelo Deportivo Táchira (Venezuela) em duas partidas, a primeira quarta à noite no Parque Antártica, pelo qualificatório do torneio continental. O São Paulo, atual campeão da Libertadores, e o Corinthians, campeão brasileiro, estão classificados, além de Paulista (campeão da Copa do Brasil) e Internacional (vice brasileiro). O Goiás (terceiro do Brasileiro) também está no qualificatório e faz dois jogos, quinta-feira e dia 1º de fevereiro, contra o Deportivo Cuenca (Equador).

Do trio paulista, o Corinthians busca o primeiro título continental, sob o impulso dos elevados investimentos feitos pela MSI, que cuida do futebol profissional, em 2005. O São Paulo ganhou o torneio três vezes e tenta o tetracampeonato estimulado pelo Mundial de Clubes ganho no Japão. O Palmeiras foi campeão em 1999 e perdeu três finais de Libertadores – em 1961, para o Peñarol; 1968, Estudiantes de La Plata, e 2000, Boca Juniors. Paulista e Goiás disputam pela primeira vez o principal torneio sul-americano de clubes.

Definidos – Dos brasileiros, somente Corinthians e Internacional têm os grupos totalmente definidos. O Corinthians está no Grupo 4 com Deportivo Cali (Colômbia), Universidad Catolica (Chile) e Tigres (México). O Internacional integra o Grupo 6 com Nacional (Uruguai), Pumas (México) e Maracaibo (Venezuela).

O São Paulo aguarda o vencedor de Colo-Colo (Chile) x Guadalajara (México) para o complemento do Grupo 1, que também contará com Caracas (Venezuela) e Cienciano (Peru). O Paulista estará no Grupo 8 com Libertad (Paraguai), El Nacional (Equador) e o vencedor de River Plate (Argentina) x Oriente Petrolero (Bolívia). O Palmeiras terá de passar pelo Deportivo Táchira para compor o Grupo 7 com Cerro Porteño (Paraguai), Rosário Central (Argentina) e Atlético Nacional (Colômbia). O Goiás terá de vencer a série com o Deportivo Cuenca para integrar o Grupo 3 com Unión Española (Chile), Newell‘s Old Boys (Argentina) e The Strongest (Bolívia).

As principais ausências são as dos argentinos Independiente, o maior dos vencedores da Libertadores (sete títulos), e Boca Juniors (cinco conquistas), e do Peñarol (Uruguai), primeiro campeão do torneio e que ganhou outras quatro vezes. Está de volta o Estudiantes, de La Plata (Argentina), tricampeão em 1968/69 e 70, e a maior novidade é o Rocha, primeira equipe do interior do Uruguai a ganhar um título nacional.

As duas primeiras partidas da repescagem, nesta terça à noite, serão Nacional (Paraguai) x Universitário (Peru), em Assunção, e Colo Colo (Chile) x Guadalajara (México), em Santiago. Além das partidas desta terça-feira e as de Palmeiras e Goiás, a fase classificatória terá, na quinta-feira, River Plate (Argentina) x Oriente Petrolero (Bolívia), em Buenos Aires, e na sexta-feira, Defensor Sporting x Independiente de Medellin (Colômbia), em Montevidéu.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;