Cultura & Lazer Titulo
'Filme Fashion' é tema de mostra em SP
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
26/05/2003 | 19:04
Compartilhar notícia


Composta por 35 longas-metragens, nacionais e estrangeiros, começa nesta terça-feira no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, a mostra Filme Fashion – Grandes Estilistas no Cinema. A entrada é franca.

A programação vai até 15 de junho e reúne de clássicos como A Bela da Tarde (1967), de Luis Buñuel, a contemporâneos como Dolls (2002), de Takeshi Kitano. O propósito é rever a história do cinema, e do vestuário, por meio do trabalho de estilistas famosos.

Dolls abre o evento às 19h. A mostra envolve nomes como Coco Chanel, Christian Dior, Giorgio Armani, Hubert de Givenchy, Jean-Paul Gautier, Ralph Loren e Yves Saint-Laurent. Entre os brasileiros, estão Clodovil, Denner, Guilherme Guimarães, Lino Villaventura e Ocimar Versolato, de São Bernardo.

Também estão programados filmes como A Regra do Jogo (1939), de Jean Renoir, O Ano Passado em Marienbad (1961), de Alain Resnais, Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977), de Woody Allen, e Bonequinha de Luxo (1961), de Blake Edwards.

Outros cineastas de peso, como Alfred Hitchcock (Pavor nos Bastidores, 1950), François Truffaut (A Sereia do Mississipi, 1969) e Pedro Almodóvar (Kika, 1993), também estão representados.

O rol dos longas nacionais inclui Terra em Transe (1967), de Glauber Rocha, Bocage – O Triunfo do Amor (1997), de Djalma Limonge Batista, e Tieta do Agreste (1996), de Cacá Diegues.

Completam a lista: Rio Babilônia (1982), de Neville D‘Almeida; Lua de Mel e Amendoim (1971), de Fernando de Barros e Pedro Carlos Rovai; e Moral em Concordata (1959), de Fernando de Barros.

Filme Fashion – Grandes Estilistas no Cinema dá atenção especial à atriz Audrey Hepburn. Nos seis filmes programados em que ela trabalha – Bonequinha de Luxo é o mais famoso –, Audrey surge vestida por Givenchy.

A atriz foi dirigida também por Billy Wilder (Sabrina, 1954, e Amor na Tarde, 1957), Stanley Donen (Cinderela em Paris, 1957, e Charada, 1963) e Richard Quine (Quando Paris Alucina, 1964).

A mostra destaca figurinos construídos para grandes estrelas do cinema. Gloria Swanson, por exemplo, fez Tonight or Never (1931), de Mervyn LeRoy, vestida por Chanel. Zsa Zsa Gabor filmou Moulin Rouge (1952), de John Huston, com figurino de Elsa Schaparelli.

Dior vestiu Marlene Dietrich em Pavor nos Bastidores. Loren é o nome nas etiquetas das roupas que Diane Keaton usou em Noivo Neurótico, Noiva Nervosa e das que Mia Farrow utilizou em O Grande Gatsby (1974), de Jack Clayton.

Gaultier é o responsável pelo figurino de Victoria Abril em Kika. Assina, ainda, o de Mila Jovovich em O Quinto Elemento (1997), de Luc Besson, e o de Helen Mirren em O Cozinheiro, o Ladrão, sua Mulher e o Amante (1989), de Peter Greenaway.

Entre os brasileiros, Guilherme Guimarães trabalhou em Terra em Transe e Versolato em Tieta do Agreste. Clodovil fez figurinos para Lua de Mel e Amendoim, e Denner para Moral em Concordata. Bocage – O Triunfo do Amor conta com o senso estético de Villaventura e Rio Babilônia com o de Marquito.

Outros destaques no evento são Quando a Mulher Erra (1953), de Vittorio de Sica, O Silêncio É de Ouro (1947), de René Clair, A Pantera Cor-de-Rosa (1964), de Blake Edwards, e Os Intocáveis (1987), de Brian De Palma.

Filme Fashion – Grandes Estilistas no Cinema – Mostra. De terça-feira a 15 de junho. No Centro Cultural Banco do Brasil – r. Álvares Penteado, 112, São Paulo. Tel.: 3113-3651. Entrada franca (retirar senha 30 minutos antes de cada sessão).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;