Setecidades Titulo
Poupatempo começa a tomar corpo em Sto.André
Evandro Enoshita
Do Diário do Grande ABC
31/03/2010 | 07:59
Compartilhar notícia


Santo André deu o primeiro passo para a instalação de um Poupatempo na cidade. Na tarde de ontem, o secretário de Gabinete e Finanças de Santo André, Nilson Bonome, assinou na Secretaria de Gestão Pública do Estado documento em que a Prefeitura se compromete a fazer obras de adequação em um prédio de 4.500 metros quadrados, selecionado para abrigar o Poupatempo do município. Santo André será a segunda cidade da região a abrigar este tipo de serviço.

"A Prefeitura irá ceder o imóvel e fazer os trabalhos de adequação, enquanto o Estado ficará responsável pela implantação da infra-estrutura. Já estamos em negociações avançadas para a desapropriação da área. A escolha desse terreno levou em consideração tanto a facilidade de acesso para quem utiliza o transporte público, quanto o veículo próprio", comentou Bonome

O edifício do futuro Poupatempo fica em um terreno de 9.000 metros quadrados, atualmente de propriedade da indústria química Rhodia, na Rua Antônio Cardoso, no bairro Bangu, a pouco mais de 500 metros do Terminal Metropolitano de Santo André.

Apesar das negociações ainda não terem sido concluídas, equipes do governo estadual já estiveram no local para fazer análise do imóvel. Elas constataram a necessidade de obras de elevação do piso. Além disso, será preciso fazer mudanças viárias nas proximidades do futuro Poupatempo.

Segundo o secretário, a intenção é que o novo espaço sirva para aliviar o Poupatempo de São Bernardo, pelo qual passam diariamente cerca de 24 mil pessoas.

Para isso, o posto de Santo André deverá contar com uma gama de serviços semelhantes aos já oferecidos pela unidade já existente na região. "Há a necessidade de outro espaço deste tipo, que ajude a desafogar o Poupatempo de São Bernardo, que atualmente atende a moradores de todo o Grande ABC e até da Capital. O novo local poderá atender 10 mil pessoas diariamente", afirmou o secretário.

PRÓXIMOS PASSOS - Segundo o secretário de Gestão Pública do Estado, Marcos Antônio Monteiro, depois da assinatura deste acordo, o próximo passo por parte do Estado será a elaboração do projeto, o que deve levar 60 dias.

O passo seguinte será a abertura de licitação para a execução das obras. Ainda não existe estimativa de quando o Poupatempo de Santo André entra em operação. O governo do Estado planeja investir entre R$ 50 milhões e R$ 60 milhões para a implantação e manutenção do espaço nos primeiros cinco anos.

Unidade de São Bernardo foi inaugurada em 2001

Inaugurado em junho de 2001, o Poupatempo de São Bernardo ocupa área de 8.100 metros quadrados, em edifício cedido pela Prefeitura, próximo ao Terminal Metropolitano de ônibus, no Centro da cidade.

No local estão disponíveis serviços de 14 órgãos estaduais (dentre eles o Detran, a CDHU, o Banco do Povo e a Nossa Caixa) e nove municipais (como as secretarias de Assuntos Jurídicos, Educação e Cultura e Finanças), além de uma agência dos Correios.

Em nove anos de serviços, foram efetuados 31,8 milhões de atendimentos, com a emissão de 504,9 mil carteiras de trabalho, 1 milhão de CNHs (Carteiras Nacionais de Habilitação), 1,6 milhão de RGs e 751 mil atestados de antecedentes criminais.

O projeto foi criado pelo governo estadual em 1996, com o objetivo de reunir em um único local uma série de serviços públicos. O primeiro posto fixo foi instalado na Praça do Carmo, no centro da Capital.

Atualmente, existem em todo o Estado, além dos postos móveis, 14 postos fixos do Poupatempo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;