Economia Titulo
BNDES define setores que terão prioridade
25/09/2003 | 23:05
Compartilhar notícia


O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) definiu os 18 setores da economia que terão tratamento prioritário na política do banco para modernização das cadeias produtivas. Estes setores, entre eles os de madeira e móveis, rochas ornamentais e alimentos, terão tratamento diferenciado nas formas de financiamento. Os recursos do banco poderão ser usados tanto no país quando na instalação de unidades industriais no exterior ‘‘para produção de bens que se utilizem de insumos brasileiros, partes e peças, componentes ou equipamentos fabricados no Brasil’’.

O documento ‘‘Políticas Operacionais’’, de 164 páginas, não faz nenhuma referência ao setor de aviação civil, que tem causado polêmica com o projeto de fusão Varig-TAM. A diretoria do BNDES deve aprovar e divulgar na semana que vem o formato final do documento. Pela versão preliminar, atualizada até 12 de setembro, são poucas as novidades perceptíveis na política setorial em relação a gestões anteriores, com destaque para as relacionadas ao comércio exterior, especialmente a investimentos fora do país.

O banco se dispõe a financiar a promoção comercial de produtos no exterior (inclusive a instalação de escritórios de representação de empresas), construção de depósitos e instalação de redes de comercialização e distribuição de produtos em outros países.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;