Esportes Titulo
Troca-troca marca competição de ginástica nos Abertos
Kati Dias
Do Diário do Grande ABC
19/09/2006 | 22:54
Compartilhar notícia


A contratação de atletas para a disputa dos Jogos Abertos é uma prática comum. Todas as cidades participantes conta com algum competidor que não foi formado no município. Mas o troca-troca transformou o torneio de ginástica artística em um samba do crioulo doido.


As atletas do Sesi de Santo André, por exemplo, não estavam no Pavilhão Vera Cruz defendendo sua cidade, mas outras duas: Marília e Ferraz de Vasconcelos. O município foi representado por outra equipe, formado em sua maioria por ginastas do Centro Olímpico, de São Paulo.


O técnico do Sesi e árbitro internacional, Sandro Brasil, revelou que a prática é muito comum na competição. “As cidades fazem isso para garantir pontuação. Se competíssemos por Santo André, talvez estaríamos entre os quatro melhores”, lamentou o treinador, conhecido por ter revelado um dos maiores ginastas brasileiros, o andreense Diego Hypólito, campeão mundial de solo. A exemplo dele, Danielle, também foi formada no local. A última vez que o Sesi defendeu a cidade nos Abertos foi em 1992.


O diretor de esportes de competições da cidade, Fernando de Almeida, alegou que a cidade não é totalmente representada por ginastas do Centro Olímpico. “O nosso técnico também dá aulas no espaço e por isso mesclamos a nossas atletas com as que treinam em São Paulo para que elas ganhem experiência”, explicou o dirigente.


Santo André não é a única que tem atletas de outras cidades. São Caetano foi representada por ginastas de Curitiba (PR), São Bernardo pelo Flamengo (RJ) e Diadema, no masculino, pelo Mesc.

Abertura de torneio será no Baby Barioni, em SP

O torneio de natação será aberto hoje, a partir das 9h30, no Complexo Desportivo Baby Barioni, em São Paulo. A competição, a exemplo do atletismo, não será disputado em São Bernardo em função da não liberação pela Justiça da reforma do Volkswagen Clube.


A modalidade contará com 540 atletas de 54 cidades e mais 100 nadadores das provas de pessoas portadoras de deficiência. Serão disputados mais de 50 provas em diferentes estilos e distâncias.


A programação de hoje prevê a disputa dedos 100m peito, 200m costas, 100m borboleta, 800m livre, 1500m livre, 200m livre, 50m peito, 200m borboleta, 50m costas, 200m medley e 400m medley.


O favorito do toneio é Santos, que conta com a equipe da Unissanta. O time contará com 38 nadadores, entre os quais Conrado Chede, Diego Uchoa, Ricardo Kojima, Larissa Cieslak, Lílian Cerroni, Michelle Lenhardt, Monick Perez, Monique Ferreira, Bárbara Jatobá e Natália Grava, todos da Seleção Brasileira.


São Caetano também entra na briga com a nadadora Rebeca Gusmão, que conquistou o ouro nos 50m livre do Troféu Brasil. Santo André conta com a garra de Marco Antônio Sapucaia, bronze na mesma distância.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;