Economia Titulo
Varejo amplia crédito para o Natal
Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
10/12/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


As condições mais favoráveis para financiamento ao consumidor neste fim de ano foram endossadas pelas grandes cadeias varejistas, que nas últimas semanas ampliaram os prazos para financiamento nas categorias de linha branca e eletroeletrônicos. Dados do Banco Central apontam que até outubro o prazo médio para financiamento estava em 513 dias, enquanto no mesmo período de 2008 era de 488 dias.

A supermercadista Carrefour divide o valor dos bens duráveis em 12 vezes sem juros, mas para acelerar as vendas natalinas saltou de uma ação promocional de 18 prestações para 24. Até domingo, as compras realizadas na rede com o private label (cartão próprio) oferecerão estas condições.

Segundo informações do Carrefour Soluções Financeiras, o cartão da rede tem 10,5 milhões de clientes, sendo que a previsão é que este número fique 10% maior após a associação à bandeira Visa. Assim, a base de clientes prevista para o fim de 2010 é de aproximadamente 10 milhões de clientes.

Na avaliação de Kelly Carvalho, economista da Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), o consumidor irá se deparar com situações bastante atrativas para financiamentos para as compras deste Natal.

Ela lembra que a taxa de juros tem registrado queda desde em comparação ao ano passado. "Em outubro de 2008, a taxa anual estava em 58%, um ano depois caiu para 44%. A perspectiva é que a taxa seja ainda menor daqui para frente", compara a economista.

CAMPANHA - No Grupo Pão de Açúcar, as marcas Extra e Ponto Frio têm condições de pagamento são 18 vezes sem juros nos cartões da empresa para as seções de eletroeletrônicos. A maior varejista do País, agora sócia da Casas Bahia, lançou campanha especial para as bandeiras que comercializam bens duráveis. Já a própria Casas Bahia, tem política de parcelamento em 17 vezes, também no private label.

A paulista Lojas Cem, que tem três lojas no Grande ABC, do total de 180, foi outra que ampliou as condições de financiamento. De acordo com o supervisor geral, José Domingos Alves, o diferencial para dezembro é o aumento das parcelas sem juros de cinco para dez vezes em alguns produtos da linha branca, eletrônicos e móveis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;