Cultura & Lazer Titulo
Sao Bernardo trará sucessos do teatro
Rení Tognoni
Da Redaçao
08/02/1999 | 20:28
Compartilhar notícia


O Teatro Lauro Gomes, em Sao Bernardo, ao que tudo indica, será o foco de atençoes da agenda cultural do município neste ano. Apesar de localizado no bairro Rudge Ramos - fora da regiao central da cidade - o teatro abrigará os principais espetáculos que ocorrerao em Sao Bernardo, segundo a programaçao divulgada pelo departamento de Cultura. "Rudge Ramos é um bairro nobre. Ele é considerado a capital de Sao Bernardo, se houvesse uma capital", diz o diretor de Cultura, Osmar Cussiol.

No próximo dia 19, o espaço abre a temporada cultural do município com o sucesso teatral As sereias da Zona Sul, comédia escrita por Vicente Pereira e pelo global Miguel Falabella, que também assina a direçao. A peça será encenada até dia 21, e traz no elenco as atrizes Rosi Campos e Claudia Borioni.

Além de As sereias, já estao definidas outras produçoes consagradas pelo público (a maioria do gênero comédia), como Trair e coçar é só começar, de Marcos Caruso; Pérola, de Mauro Rasi; Porca miséria, de Marcos Caruso e Jandira Martini; e O martelo, estrelada pelo ator Ney Latorraca; entre outras.

Já o Teatro Cacilda Becker, localizado no Paço Municipal, e que até entao cumpria a funçao de principal teatro do município, deve ser o palco dos shows musicais do ano. Em março, já estao acertadas as apresentaçoes da Orquestra Nova Filarmônica do Estado de Sao Paulo e do cantor andreense Kléber Albuquerque. Para abril, estao previstos espetáculos com as cantoras Elza Soares e Rita Ribeiro, além da Orquestra Jazz Sinfônica.

Os teatros Abílio Pereira de Almeida e Elis Regina sao os menos favorecidos na programaçao. No Abílio há apenas uma peça prevista para março, As maos de Eurídice, com o grupo Signos de Teatro; e, no Elis Regina, dois espetáculos infantis: Cinderela, a gata borralheira, com o Núcleo Iraarte, e O casamento de Dona Baratinha, de Jacques Lagoa. Para abril, ainda nao há agenda definida.

Apesar de a divisao dos teatros por gêneros (teatro adulto, amador, infantil e show musical) parecer evidente, Cussiol nao confirma a segmentaçao. "Nao vamos direcionar os teatros. A programaçao depende da disponibilidade de cada espaço. Apenas peço que nao se repitam somente peças teatrais ou dança em um determinado teatro. Temos de diversificar", diz. Cussiol também nao considera o Lauro Gomes "o principal teatro da cidade". "Ele é o maior e mais bem equipado. Sem ele nao poderíamos trazer a peça Pérola, porque seu cenário nao caberia no Cacilda ou no Elis. Mas nao é o principal, todos têm sua importância."

Ele admite, no entanto, que um dos problemas na localizaçao do Lauro Gomes é a falta de estacionamento próprio. "Isso pode provocar dificuldade. Um morador do bairro Assunçao terá uma longa distância até o teatro, mas pelo menos nao precisará se deslocar até outro município", conclui.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;