Setecidades Titulo
Assalto a banco fracassa no Taboão
Javier Contreras
Do Diário do Grande ABC
31/10/2003 | 22:58
Compartilhar notícia


Ao sacar uma submetralhadora de uma maleta, um dos quatro ladrões que invadiram a agência da Caixa Econômica Federal na avenida Taboão, em São Bernardo, deu início a uma violenta tentativa de assalto ao banco na manhã desta sexta. O policial militar Jades Antônio Angelim – que estava à paisana – tentou evitar o roubo e foi baleado com um tiro pouco abaixo do coração. Ele não corre risco de vida. Um segurança foi ferido por estilhaços após os assaltantes atirarem nos vidros da agência. Nada foi roubado e ninguém foi preso.

Imagens da ação criminosa, porém, foram gravadas por um sistema digital da Caixa e deverão ser entregues à Divisão de Roubo a Bancos do Deic (Departamento de Investigação contra o Crime Organizado), com sede na capital, que também esteve na agência.

Testemunhas afirmaram que a quadrilha entrou no setor dos caixas eletrônicos por volta das 9h. A agência abre às 10h, mas vários funcionários já trabalhavam. A agência é separada dos caixas eletrônicos por paredes de vidro e por uma porta giratória de segurança. O policial – lotado na 1ª Companhia do 6º Batalhão do município – também estava dentro do banco. Segundo uma testemunha, apenas para cumprimentar alguns dos vigilantes amigos seus.

“Os quatro chegaram e três deles fingiram que faziam saques nos caixas enquanto o outro, com uma maleta, fingiu preencher alguns documentos na mesa central. Logo depois, o policial saiu pela porta giratória e acho que desconfiou do roubo e tentou sacar a arma, pois os ladrões sacaram as armas e já atiraram contra ele”, disse um funcionário que preferiu não se identificar.

Com o policial baleado no chão, os ladrões ameaçaram matá-lo, gritando para que os vigilantes destravassem a porta giratória. Após momentos de tensão, os assaltantes desistiram do roubo ao perceberem que os vigilantes não destravariam a porta. “Eles, então, passaram a atirar nos vidros laterais da agência, ferindo um dos vigilantes”, disse outro funcionário.

Fuga – O bando, então, correu para fora da agência para fugir, mas se assustou ao ver vigilantes da empresa de transporte de valores Protege em frente ao banco Itaú, vizinho à Caixa. Eles abasteciam com dinheiro os caixas eletrônicos. Não demorou e rajadas de bala da submetralhadora destruíram um dos vidros da entrada principal do banco Itaú. “Desta vez, os assaltantes saíram atirando para cima dos vigilantes do carro-forte, dando rajadas e tiros de pistolas. Muitas pessoas que estavam na avenida ficaram em pânico, correram e tentaram se esconder dentro dos comércios”, disse o proprietário de um estabelecimento comercial.

Segundo o sargento Brito, da 2ª Companhia do 6º Batalhão, é possível que mais integrantes do grupo estivessem dando cobertura à ação. “Temos informações que mais três ladrões pudessem estar envolvidos. Eles se dividiram em dois grupos e fugiram em um Tempra vinho e um Gol branco. Inicialmente, acreditamos que a intenção deles era somente roubar a Caixa, e não o carro-forte.”

Águia – Momentos após ser baleado, o policial militar foi levado até o pronto-socorro do bairro. Os médicos informaram que a bala que atingiu Angelim passou bem abaixo do coração, atingiu uma costela e desviou para baixo, sem atingir com gravidade nenhum órgão vital. O helicóptero Águia da Polícia Militar pousou às 11h em uma área próxima e transferiu Angelim para o hospital da corporação, na capital.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;