Cultura & Lazer Titulo
Doente mental destrói quadro de Picasso
Do Diário do Grande ABC
17/05/1999 | 10:48
Compartilhar notícia


Autoridades policiais interrogaram nesta segunda-feira um doente mental que teria escapado de uma clínica psiquiátrica, pego um trem para Amsterda e cortado uma famosa pintura de Picasso que estava em um dos museus da capital holandesa.

A destruiçao de Mulher nua no jardim, um óleo sobre tela de 1956 do mestre da arte abstrata, chocou o mundo das artes e o Museu de Arte Moderna de Stedelijk, onde outro doente mental cortou uma tela do pintor impressionista Barnett Newman em 1997, reportou o Nando Net.

"Todos estao chocados. Acho horrível o que aconteceu, nao posso acreditar que aconteceu de novo", disse Saskia Bruines, conselheiro de cultura de Amsterdam.

O quadro de Picasso, estimado em até US$ 7,5 milhoes, foi atingido neste domingo à tarde por um doente identificado pela polícia apenas por Paul G, de 41 anos. O museu, que tem seguro, disse que especialistas em restauraçao fariam o melhor possivel para consertar o quadro.

O homem estava internado na clínica psiquiátrica desde que tentou, em 1978, seqüestrar um aviao que estava indo de Amsterda a Madri usando um revólver de brinquedo.

A polícia disse que o homem foi direto ao museu, comprou um tíquete, entrou na ala de Picasso e usou uma um canivete pequeno para arrancar um círculo do meio da tela.

Ele entao foi à sede do jornal diário De Telegraaf, onde contou a um repórter o que tinha acabado de fazer. O jornal chamou a polícia, e o homem foi preso, nao sem antes ameaçar o jornalista de morte.

O museu Stedelijk comprou o quadro Mulher nua no jardim em 1981, por US$ 950 mil. O quadro, pintado em tonalidades claras de azul e verde, mostra uma mulher despida reclinando em uma cadeira em frente a uma janela aberta, com um jardim ao fundo.

A modelo para a pintura, que foi feita em Cannes, na França, foi Jacqueline Roque, entao recém-casada com Picasso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;