Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 6 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

turismo@dgabc.com.br | 4435-8367

Festa a São Pedro em Ubatuba


Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC

21/06/2007 | 07:00


Enquanto a maior parte das cidades paulistas se prepara para pular a fogueira de São João, Ubatuba, no Litoral Norte, rende homenagens a outro santo junino: São Pedro, o padroeiro dos pescadores. Além da famosa tainha assada e da tradicional procissão de barcos – duas marcas registradas do evento –, a 84ª edição da festa, que começa no próximo dia 27 e prossegue até 1º de julho, contará com apresentações folclóricas, shows de música, queima de fogos e corrida de canoas.

A comemoração começa com a Procissão do Mastro, que sai do Morro da Prainha em direção à praça Capricórnio. Após a chegada e o levantamento do mastro, a Capela de São Pedro abre suas portas e dá início a uma grande festa, com duração de cinco dias.

É neste período que a imagem de São Pedro é conduzida até o mar, para que dezenas de barcos de pescadores, enfeitados com bandeiras coloridas, dêem início à procissão marítima pela orla da praia do Cruzeiro e recebam do padre a chamada Bênção dos Anzóis.

A tradição teve início em 1923, quando o padre caiçara Francisco Lino dos Passos celebrou uma missa no mar. O tempo passou e, hoje, a Festa de São Pedro chega a atrair turistas ávidos por saborear a tainha assada – acompanhada de arroz, farofa e maionese – e conferir a eclética programação de shows, com gêneros que vão desde a música erudita até a regional, passando por apresentações de forró, samba, pop rock, black music e eletrônica.

MUDANÇA
O local, no entanto, será diferente das edições anteriores: devido à implantação das arenas de beach soccer e vôlei de praia dos Jogos Regionais no espaço situado ao lado do aeroporto, a festa se concentrará na avenida Iperoig, ao lado da praça Capricórnio.

Segundo o presidente da Fundart, Pedro Paulo Teixeira Pinto, o espaço escolhido para abrigar esta edição, onde funcionava o Parque Trombini, é mesmo ideal para esse tipo de evento. “Trata-se de um logradouro público que foi devolvido à comunidade e é perfeito para abrigar eventos que tenham data para começar e para terminar.”

PROGRAMAÇÃO

Dia 27/6 (quarta)

19h30 – Procissão do mastro e bandeira de São Pedro

20h – Levantamento do mastro e abertura da capela

20h30 – Concurso para a escolha da Rainha dos Pescadores

21h – Apresentação do grupo cultural O Guaruçá

22h – Show musical com a banda Ciranda Elétrica

Dia 28/6 (quinta)

20h – Show com o Grupo Tupinambrás

21h – Show com Almir Neto e Banda

de Forró

22h30 – Show com a Banda Anti-Danos

Dia 29/6 (sexta)

14h – Procissão Terrestre

15h30 – Procissão Marítima e Benção

de Anzóis

17h – Missa e Queima de Fogos

20h – Premiação de Barcos

20h30 – Show da banda Black Out

22h30 – Show com a Banda Palace

Dia 30/6 (sábado)

8h – Chegada da Folia do Divino na Ilha dos Pescadores

20h – Show com Sexteto Caiçara

20h30 – Show com a banda Pé de Pano

22h – Show com a banda Pracaniz

Dia 1º/7 (domingo)

14h – Corrida de Canoas na praia

do Cruzeiro

20h30 – Show com o Grupo Samba e Ousadia

22h – Show com a Banda Pandora



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;