Esportes Titulo
'Ex-galáctico' Vanderlei Luxemburgo é o novo técnico do Santos
Do Diário OnLine
13/12/2005 | 17:12
Compartilhar notícia


Ele está de volta. Vanderlei Luxemburgo fechou nesta terça-feira um contrato para comandar o Santos pelos próximos dois anos. De acordo com as primeiras informações que chegam da Vila Belmiro, Luxa receberá o 'astronômico' salário de R$ 500 mil por mês – definitivamente o maior ordenado do futebol brasileiro. A proposta inicial do Peixe era de R$ 400 mil, no entanto, diante da recusa inicial de Vanderlei, o recém reeleito presidente Marcelo Teixeira não pensou duas vezes em elevar a proposta para ter, o que muitos consideram, o melhor treinador do país na atualidade.

Como gosta, Luxemburgo terá passe livre e total autonomia para dispensar e contratar os jogadores do seu interesse. Sendo assim, ele trará de volta também toda a sua comissão técnica, formada pelo preparador físico Antônio Mello, o gerente Marco Antônio Teixeira e a nutricionista Patrícia Teixeira.

Vanderlei Luxemburgo chega para colocar ordem na casa. Desde a sua saída para o Real Madrid, juntamente com a venda de Robinho para o mesmo clube espanhol, o Santos perdeu o caminho das vitórias. Foi eliminado pelo Atlético-PR na Vila Belmiro e sequer ficou na zona de classificação para o principal torneio de clubes do continente em 2006. Oswaldo de Oliveira e Alexandre Gallo não conseguiram manter o mesmo ritmo de triunfos obtido pelo time com Luxa. A saída de Oswaldinho e depois a de Gallo, Nelsinho Baptista foi contratado e o caixão do Peixe em 2005 foi lacrado no mesmo instante. Derrotas e troca de acusações entre jogadores e comissão técnica culminaram na demissão relâmpado de Nelsinho e o começo do planejamento para 2006.

Há aproximadamente duas semanas, Luxemburgo foi demitido do Real Madrid após não alcançar os objetivos traçados por ele e pela própria diretoria merengue. O fator culminante para sua saída pela porta dos fundos do Santiago Bernábeu foi a acachapante derrota para o arqui-rival Barcelona por 3 a 0, em dia que a atuação do brasileiro Ronaldinho Gaúcho, do Barça, arrancou aplausos até mesmos dos madrilenhos.

A volta de Luxemburgo para o Brasil era descartada pela imprensa, já que a questão salarial (alto custo para a realidade dos clubes brasileiros) e o desejo assumido do técnico de dar certo na Europa serviam como barreiras naturais. Nos últimos dias, outros dois obstáculos surgiram para os times brasileiros que desejavam contar com o 'estrategista'. Ele teria recebido dois convites para dirigir uma seleção na Copa do Mundo da Alemanha, em 2006. As informações ainda não são confirmadas, mas as duas seleções em questão seriam Emirados Árabes e Irã.

De volta ao batente – Vandelei Luxemburgo deve ser apresentado na próxima semana e já comandará o elenco santista na pré-temporada marcada para começar no dia 26 de dezembro. Fora da Libertadores 2006, o Santos terá pela frente o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil (caminho mais curto para o torneio continental), o Campeonato Brasileiro e a Copa Sul-Americana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;