Setecidades Titulo
Internaçao domiciliar ajuda idoso
Elaine Granconato
Da Redaçao
30/09/2000 | 18:05
Compartilhar notícia


Os chamados Programas de Atendimento ou Internaçao Domiciliar, serviços oferecidos pela maioria dos hospitais do Grande ABC e de Sao Paulo, funcionam, na maioria das vezes, como soluçao aos casos de rejeiçao por parte da família dos idosos doentes, segundo os profissionais consultados pelo Diário.

De acordo com a médica Noemia Conceiçao Gil, diretora do Centro Hospitalar Municipal de Santo André, 100% da demanda do PID (Programa de Internaçao Domiciliar), serviço oferecido pela Prefeitura de Santo André, é do próprio hospital. "O PID resolve de maneira mais eficiente e humanizada a questao do atendimento ao paciente, principalmente se o doente pertencer à terceira idade", disse. Atualmente, 327 pessoas sao atendidas na própria casa, segundo a diretora.

Em Diadema, no Hospital Público Municipal, há quatro anos foi implementado o SID (Serviço de Internaçao Domiciliar). Para a assistente social Rosângela Grunemberg, tanto o paciente quanto a família ganham maior confiança. O programa tem vantagens como reduçao de custos, menores riscos de infecçao hospitalar e abertura de vagas em leitos hospitalares. Na maioria dos casos, sao pessoas idosas doentes ou paralisadas, que ficam impossibilitadas de se locomover ao hospital ou UBS (Unidade Básica de Saúde).

Outro serviço oferecido em Diadema é o Gata (Grupo de Apoio e Treinamento ao Acompanhante), implementado há um ano e meio e destinado aos pacientes que voltam para casa mas precisam ficar acamados. Nesse caso, um familiar, espécie de cuidador dos serviços de assistência domiciliar, recebe todas as instruçoes e treinamento para as tarefas junto ao paciente, tais como cuidados básicos, banho de leito, curativos, prevençao às úlceras (feridas) e exercícios contra a depressao.

"Você tem de treinar procedimentos aos quais nao se está acostumado, como colocar uma sonda de alimentaçao ou mesmo fazer uma traqueostomia (incisao na garganta para colocar um cano de entrada para o ar) definitiva. Em alguns casos, o paciente idoso, totalmente dependente, volta a ser um bebê", acrescentou Maurício Seckler, diretor médico do HU (Hospital Universitário) da USP (Universidade Sao Paulo), que oferece o PAD (Programa de Assistência Domiciliar).

Home Care - Os programas de atendimento domiciliar públicos funcionam como os chamados home care (cuidado em casa) oferecidos pelos convênios particulares. "É um gerenciador de sistema de saúde que dá continuidade ao tratamento médico em casa. Sem dúvida, é uma forma de reduzir a situaçao de abandono dos pacientes idosos nos hospitais", avaliou o médico Yutaka Shiraiwa, diretor geral do Hospital Nossa Senhora de Fátima, mantido pela Sociedade Baneficência de Sao Caetano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;