Política Titulo
FHC denuncia falta de cooperaçao internacional
Do Diário do Grande ABC
27/10/2000 | 19:01
Compartilhar notícia


O presidente Fernando Henrique Cardoso denunciou hoje a falta de ``cooperaçao internacional' no mundo, durante pronunciamento na solenidade de entrega dos Prêmios Príncipe de Astúrias.

``Há um déficit de cooperaçao entre os Estados no que diz respeito a questoes de interesse global', afirmou FHC, ao receber o prêmio das maos do príncipe Felipe, herdeiro da Coroa espanhola.

O presidente brasileiro denunciou a globalizaçao sem controle que faz com que os países sofram cada vez mais os efeitos negativos de acontecimentos que ocorrem no exterior, às vezes em países distantes.

``Nao existe um governo mundial, mas existem as vítimas da exclusao do mercado, que estao a reclamar açoes coletivas movidas pela solidariedade e pelo imperativo ético de maior igualdade', afirmou o presidente, durante a cerimônia em Oviedo, capital do principado de Astúrias (norte de Espanha).

FHC foi contemplado com este prêmio por ``seu trabalho constante, dentro e fora do Brasil, em favor do fortalecimento dos valores democráticos, do aperfeiçoamento das instituiçoes e da busca do progresso e do bem-estar da populaçao'.

O presidente denunciou a atitude dos países desenvolvidos ``de defender os princípios do comércio livre e, ao mesmo tempo, manter uma ampla e dispendiosa estrutura de protecionismo nos países mais ricos'e reclamou um ``avanço do processo de reforma' da ONU, defendendo a cooperaçao entre os membros da comunidade internacional.

Antes de concluir sua intervençao, FHC defendeu a aproximaçao entre o Mercosul e a Uniao Européia, no que ``Brasil e Espanha têm responsabilidade especial'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;