Setecidades Titulo Memória
Iconografia enriquecida. Um passeio na Fazenda dos Beneditinos.

Como era São Caetano antes da chegada dos imigrantes italianos e nos anos imediatamente seguintes à imigração? Uma professora, Maria de Lourdes Pires de Barros, aproveitou a quarentena para viajar pela história da sua cidade

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
29/07/2021 | 00:01
Compartilhar notícia


A antiga capela.

E o São Caetano Velho

Texto: Maria de Lourdes Pires de Barros

A inspiração veio da leitura dos livros de José de Souza Martins: Subúrbio (1992, pp 53 a 58) e São Caetano do Sul em IV Séculos de História (1957, cap. IX).

Nessas obras estão descritas como eram, respectivamente, a casa-grande da fazenda beneditina do Tijucuçu (depois Fazenda de São Caetano do Tijucuçu, a partir de 1743) e a antiga capela de São Caetano em dois momentos (primeiro entre 1717 e 1720, depois, entre 1769 e 1784, quando sofreu ampla reforma) e, por fim, com sua forma atual, baseada na conhecida foto de 1908, já uma igreja.

Aproveitei as descrições e arrisquei desenhar.

Também estou enviando uma foto extraída do livreto Pagine di Verità e di Vita (1927), de Renato Bellucci: uma antiga imagem do padroeiro, conhecida como ‘São Caetano Velho’ e que ainda podia ser vista na igreja quando do cinquentenário da fundação do núcleo colonial. Minha pergunta é: aonde ela foi parar?

Em 29 de julho de...

1846 – A princesa Isabel, filha de Dom Pedro II, nasce no Rio de Janeiro.

1891 – Giovanni Sacilotto nasce em São Bernardo. Joanin, carvoeiro, carroceiro e motorista de caminhão na Linha Jurubatuba, hoje bairro Assunção, e tesoureiro dos leilões nas quermesses do bairro.

1966 – Incêndio destrói as instalações da TV Record.

1976 – Sema (Secretaria Especial do Meio Ambiente), órgão do governo do Estado, antecipava plano nacional para dar combate à poluição.

1991 – O ‘brasilianista’ John French anunciava pesquisa sobre o sindicalismo do Grande ABC e era fotografado pelo Diário na portaria da General Motors, em São Caetano.

Diário há meio século

Quinta-feira, 29 de julho de 1971 – ano 13, edição 1599

São Caetano – O prefeito Oswaldo Samuel Massei inaugurou ontem (28 de julho de 1971) o Hospital Infantil Márcia Braido.

Inaugurado o sistema de iluminação do Estádio Distrital Natale Cavalheiro, na Vila São José, com o amistoso entre Saad 3, Juventus 0.

Municípios Brasileiros

Hoje é o aniversário de Porto Ferreira, fundado

nesta data, em 1896, quando se separa de Pirassununga.

Pelo Brasil: Caiapônia e Jaraguá (Goiás); Campos Sales, Canindé (Ceará); Concórdia (Santa Catarina);

Cruz das Almas e Pojuca (Bahia); Macaé (Rio de Janeiro); Nova Palma (Rio Grande do Sul); Paranaguá (Paraná); São Félix do Piauí (Piauí); e Veirópolis (Paraíba).

Santos do Dia

Beatriz de Roma

Olavo II da Noruega

Marta. Irmã de Maria e de Lazaro. Patrona das cozinheiras e das donas de casa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;