Esportes Titulo
Rubinho não esconde a frustração
Victor Martins
Especial para o Diário
19/10/2009 | 08:17
Compartilhar notícia


Para quem saiu na pole, do jeito bizarro que rolou o treino classificatório, vendo Jenson Button em 14º no grid, diante da torcida toda, com a expectativa e tudo mais, olhar para o resultado da corrida de ontem e ver seu nome em oitavo dá a sensação total de frustração. "Tem um buraco dentro do estômago pela luta para ganhar em casa e para fazer bem perante o público", admitiu Rubens Barrichello.

Mas em tom conformado. Rubens optou por minimizar tanto a chance perdida de levar o título para Abu Dhabi quanto a da queda acentuada de rendimento em Interlagos falando do renascimento na carreira. "O Jenson fez um começo de temporada em que abriu uma vantagem muito grande, e foi em cima dela que ele ganhou o campeonato", analisou o brasileiro. Um campeonato "decente e lutado", em sua visão. "Sem lamentação. É de erguer a mão para o céu."

E o "outro" céu não mandou chuva, como queria Barrichello. Só que o carro da Brawn não se mostrou tão afeito para as condições de pista seca. "A gente não tinha performance para ganhar a corrida, essa é a verdade", admitiu. "Ontem (sábado) foi na raça, a gente não tinha carro pra estar na pole."

Barrichello conseguiu um primeiro trecho de corrida até que decente, abrindo quase três segundos para Mark Webber antes da primeira parada. Quando os demais foram aos boxes, caiu para terceiro. "Saí no meio de um tráfego danado, e aquilo me atrapalhou um pouco, perdi a posição para o (Robert) Kubica e vim numa luta dura para manter o carro rápido, mas ele não estava", afirmou.

Depois, lutou para se manter em terceiro, sendo pressionado por Lewis Hamilton. "Eu estava até conseguindo abrir um espaço para o Hamilton quando o pneu furou", disse Barrichello. "Senti que o carro estava balançando, ele me passou, tentei lutar ainda, mas estava para o tudo ou nada e quase rodei na entrada dos boxes quando o pneu furou."

O quinto lugar de Jenson Button deu-lhe o título. "Foi merecido", analisou Rubens. "Foi um campeonato merecedor do Button, ele fez uma primeira metade melhor, e a segunda foi melhor para o meu lado, mas não o suficiente para me manter na frente."

Como o campeonato já era, pouco importa para Rubens onde vai terminar na classificação final. "Um vice-campeonato, como já dizia o meu grande amigo Nelson Piquet, é o primeiro dos perdedores", declarou, entre a ironia e a brincadeira. O piloto da Brawn afirmou que só vai para Abu Dhabi para ganhar a última etapa da temporada. "Onde eu acabar, acabou."

A tristeza pelo oitavo lugar foi amenizada pela família. Barrichello contou que chegou nos boxes e deu um abraço nos filhos. "Na vida, a gente tem coisas importantes para dar valor", falou. "Eu vou voltar pra casa como mesmo pai e marido, com a mesma garra e luta, só eles e Deus sabem o quanto eu sou guerreiro, então passei com eles esses dez minutos difíceis, que me recompuseram, e estou pronto para próxima."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;