Setecidades Titulo
Patrocinadores aplaudem iniciativa
Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
24/11/2010 | 08:40
Compartilhar notícia


Os colaboradores e patrocinadores que estiveram presentes na festa de premiação da 4ª Edição do Desafio de Redação do Diário ontem à tarde apontaram a perda da prática de escrita entre jovens como fator inibidor da expansão do conhecimento, especialmente quando o assunto em discussão é o uso descontrolado de entorpecentes.

O pró-reitor de Extensão da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), Joaquim Freire Silva, opinou sobre os motivos pelos quais os jovens perderam o gosto pela produção textual. "A prática da escrita é algo que os jovens têm perdido por causa da chegada da modernidade e da tecnologia disponível atualmente. No caso do Desafio de Redação, o nosso objetivo foi promover discussão de temas ligados ao nosso cotidiano e que podem algum dia complicar a qualidade de vida de jovens e famílias."

Para o educador, existe a chance de mudar a formação de milhares de estudantes com o apoio da família e parcerias como a realizada com o Diário. "No momento em que os jovens discutem o assunto em família e param para refletir por meio de um texto nasce a possibilidade de intervenção na educação do aluno. E consequentemente há a transformação da realidade que vivemos."

Sobre a chance de voltar a participar do evento, Silva foi enfático. "A universidade se sente confortável de estar nesse projeto, pois ele está inserido nas nossas propostas de extensão. Queremos continuar no programa e incluir a sociedade nele. A festa foi bonita e coroa o esforço feito pelo Diário."

A falta de incentivos no início de carreira é reclamação unânime dos jovens na atualidade. Sobre isso, o gerente comercial da Petrobras, Alcides Jacomassi, pontuou a relevância do projeto em prol do reconhecimento dos valores da juventude. "Infelizmente vivemos em uma sociedade que nem sempre o mérito é prevalente. Isso passa a ideia enganosa de que não adianta ter competência e preparo. Com essa premiação podemos ver esse mérito enaltecido. Os estudantes presentes verão colegas premiados que se sobressaíram por ter algum mérito. Esse é o grande impulso que move o Desafio de Redação."

A festa de premiação foi assistida por mais de 1.000 estudantes e professores das redes estadual e particular do Grande ABC.

Alunos vibram e se emocionam com prêmios

Durante a cerimônia de entrega dos prêmios para as outras categorias do projeto, estudantes de idades diferentes nivelaram-se no quesito emoção. Ao todo, 50 estudantes da região foram contemplados com bicicletas, computadores ou televisores. Uma das primeiras convidadas a subir ao palco depois de ter o nome anunciado por Marcos Mion, Karina Motoda, 11 anos, aluna do 7º ano do Ensino Fundamental da Semef (Segunda Escola Municipal de Ensino Fundamental) de São Caetano diz ter se preparado para o dia da atividade com esperanças de ser contemplada pelo esforço. "Agora percebi que foi muito bom ter me preparado para o dia da atividade. Estou muito feliz", avaliou a estudante, que ganhou uma bicicleta participando pela categoria 1.

Já Natalia Godói de Souza, 15, aluna do 1º ano do Ensino Médio do Sesi 222 de São Caetano foi a primeira colocada na categoria 3 e ganhou um computador. "Ainda não acredito. Estou tremendo", disse, emocionada.

Na categoria 5, composta por alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) o vencedor foi Antonio da Silva, do Sesi 426, de Diadema. Ele também ganhou um computador. "Já tinha uma expectativa positiva", revelou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;