Cultura & Lazer Titulo
Palco sagrado do samba
Luis Felipe Soares
Especial para o Diário
08/02/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


Apresentar manifestações culturais e artísticas sem se esquecer do vínculo com o universo sagrado. Esse é o objetivo do Projeto Religare, que o Sesc Pompéia segue apresentando neste fim de semana. Hoje, às 21h, na Choperia, quem comanda as atividades é o show Macumba da Boa!, que tem como atração o cantor, compositor e escritor carioca Nei Lopes, com a participação da cantora Fabiana Cozza.

Com samba e literatura, Lopes foi, nos anos 1980, um dos impulsionadores de uma nova roupagem do samba, o chamado “pagode de fundo de quintal”, que recolocou o ritmo nas paradas de sucesso.

Ao seu lado, estará Fabiana Cozza, nova representante da música afro-brasileira. Ela já fez trabalhos com Ivan Lins, Paulinho da Viola e Chico César, entre outros. Em seu último CD, Quando o Céu Clarear, com o Quinteto em Branco e Preto, Fabiana interpreta canções de João Bosco e Jorge Aragão.

No sábado, também às 21h, Nei Lopes retorna à Choperia, mas dessa vez acompanhado do cantor e compositor Wanderley Monteiro. O sambista carioca já tocou com Arlindo Cruz e D. Ivone Lara, além de ter suas músicas gravadas por artistas como Beth Carvalho e Diogo Nogueira. Cavaquinista de primeira e dono de uma voz grave e aveludada, é membro do mais importante reduto do samba do Rio, o Candongueiro.

KLEZMER

Já no domingo, às 18h, é a vez do grupo Azdi mostrar seu trabalho. Recriando e tocando músicas de origem judaica do Leste Europeu e da Espanha, sua sonoridade remete ao klezmer, antigo gênero influenciado pela música cigana.

A banda deixa bem claro o apego às suas raízes religiosas e culturais ao cantar em dialetos judeus. O repertório vem acompanhado dos sons de acordeom, violão, alaúde árabe, bandolim, contrabaixo, percussão, oud e kazoo. O show do Azdi é gratuito.

O Projeto Religare continua com diversos shows no Teatro e na Choperia do Sesc Pompéia, além de atividades na rua central do complexo até o dia 2 de março.

Passarão pelo palcos Théo Werneck, Lucas Santtana e a banda Seleção Natural, as cantoras Laura Finocchiaro e Rita Ribeiro, o grupo Black Voices, os monges do Mosteiro São Bento, Elza Soares, Chico César, Luciana Alves e Mariene de Castro.

Projeto Religare – Shows. No Sesc Pompéia – Rua Clélia, 93. Tel.: 3871-7700. Ingr.: R$ 6 a R$ 24.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;