Setecidades Titulo
Fundação Casa não será no Alvarenga, diz Marinho
André Vieira
Do Diário do Grande ABC
07/04/2009 | 08:17
Compartilhar notícia


Embora a presidente da Fundação Casa, Berenice Giannella, tenha anunciado de maneira definitiva que a unidade da antiga Febem prevista para São Bernardo será erguida nas proximidades do Km 23 da Rodovia dos Imigrantes, no bairro Alvarenga, o prefeito Luiz Marinho (PT) disse segunda-feira, após reunião no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, que a obra não será no bairro.

Apesar de declarar enfaticamente que "o Estado não construirá no Alvarenga", o chefe do Executivo ainda não apresentou à fundação uma área adequada para receber os dois prédios para internação de jovens em conflito com a lei no município.

O último terreno que a Prefeitura ofereceu ao Estado foi descartado. Consultada sobre a área, que pertence ao município e fica no bairro Batistini, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente elaborou parecer negativo alegando a existência de problemas ambientais.

Contrário à construção no Alvarenga, Luiz Marinho informou que o município permanece avaliando terrenos para ofertar ao Estado. "Estamos estudando. Existe a possibilidade, mas não temos prazo."

Do lado da Fundação Casa, as datas estão definidas. Quando visitou a região no dia 27, Berenice Giannella afirmou que as obras na área do Km 23, que são de propriedade do Estado, começam ainda em abril.

O projeto de São Bernardo prevê a edificação de dois prédios para 56 jovens cada. São 40 vagas de internação e 16 em regime temporário - para os que aguardam decisão judicial. O mesmo modelo foi adotado em Mauá, na única unidade de internação da região.

Diadema - Além de Santo André, que já possui terreno indicado para instalar sua unidade, Diadema também deverá receber prédio da Fundação Casa. As discussões na cidade, porém, ainda são incipientes.

"Tivemos uma primeira reunião, mas ainda não levamos a conversa para os vereadores e para os demais segmentos e organizações", admitiu o prefeito Mario Reali (PT).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;