Política Titulo
Só 33% dos vereadores se inscrevem na Frente Parlamentar
Paula Cabrera
Do Diário do Grande ABC
29/09/2009 | 07:28
Compartilhar notícia


Um mês após a oficialização da Frente Parlamentar, composta pelos sete legislativos do Grande ABC, apenas 36 vereadores aderiram ao projeto e inscreveram-se para participar das comissões temáticas. O número representa apenas 33% do total de 108 parlamentares da região. Diadema e São Bernardo não confirmaram as adesões.

Em reunião ontem, na Câmara de Ribeirão Pires, os presidentes dos legislativos alegaram que a falta de tempo para discutir os temas nas casas tem comprometido o entrosamento de novos vereadores nos trabalhos. "Temos tido sessões tumultuadas em Santo André, por isso pedimos mais tempo para inscrever os parlamentares", justificou o chefe do Legislativo da cidade, Sargento Juliano (PMDB). Apenas três dos 21 vereadores de Santo André inscreveram-se para ocupar cargos nas comissões. Número menor do que os inscritos em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, quatro cada.

São Bernardo também tem sofrido para reunir parlamentares interessados em participar dos encontros. Mesmo sendo o responsável pela oficialização das inscrições, o presidente da Câmara de São Bernardo, Otavio Manente (PPS), pediu mais tempo para conversar com os colegas. O presidente não divulgou o número de inscritos. "Acertamos que sentaremos amanhã (hoje) para tirar dúvidas dos vereadores a respeito das comissões. Tivemos projetos polêmicos nas últimas sessões e queremos discutir isso com calma", avalia.

O presidente do Legislativo de Diadema, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), evitou falar sobre a quantidade de parlamentares que o procuraram para participar da frente, mas alertou que a movimentação tem sido grande. "Já tivemos, inclusive, uma pré-reunião com pautas específicas sobre as questões ambientais referentes à Lei da Billings e o impacto do Rodoanel."

Entre as cidades com número maior de interessados estão São Caetano, onde os 12 vereadores optaram por participar dos diálogos, e Mauá, com 14 dos 17 parlamentares inscritos. "Acredito que conseguiremos reunir os outros três na Frente Parlamentar. Não tivemos como debater isso ainda", disse o presidente do Legislativo de Mauá, Rogério Santana.

Novo encontro - Sem apresentar pautas próprias, os presidentes esperam a visita do prefeito de São Caetano e presidente do Consórcio Intermunicipal, José Auricchio Júnior (PTB), em reunião agendada para o dia 23, em São Bernardo. "Temos apresentado projetos paralelos ao do Consórcio e precisamos unificar as pautas", afirma Manente.

Sem definição dos assuntos a serem abordados com o prefeito e discutidos nas comissões, o encontro deve contar com um palestrante para elucidar as principais demandas do Grande ABC. Todos os vereadores integrantes das comissões participarão do evento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;