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Concurso reúne 128 mil redações
Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
21/09/2008 | 07:30
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Cerca de 128 mil textos foram produzidos na segunda edição do Desafio de Redação, encerrada na quinta-feira. O número bateu o recorde do ano passado, que reuniu 94 mil trabalhos, e superou a expectativa dos organizadores, de atingir 100 mil redações.

Escolas públicas e particulares de todo o Grande ABC participaram do evento iniciado no dia 11 de agosto. O Desafio é resultado de uma parceria entre Diário e USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul).

Neste ano, os estudantes matriculados no Ensino Fundamental tiveram de produzir textos sobre o tema Amizade.com. Já os concorrentes do Ensino Médio abordaram a Amizade na Rua.

Diretores e coordenadores pedagógicos das instituições que receberam o Desafio comentaram durante todo o processo de aplicação das redações que o assunto incentivou a participação das crianças e adolescentes. Para Patrícia Magalhães vice-diretora da EE Oswaldo Lacerda Cardim, em Diadema, o concurso permitiu que os alunos do Ensino Fundamental refletissem sobre a internet e organizassem as idéias. "As crianças sabem dos perigos da web, mas muitas ainda são ludibriadas."

Professora de Português da escola Crescem, em Santo André, Rosângela Siqueira acrescentou que exercitar a escrita entre os estudantes é fundamental. "Hoje eles encontram tudo pronto na internet e o computador não pensa."

Nas redações do Ensino Fundamental, histórias inspiradas no site de relacionamentos Orkut e programas de bate-papo como MSN apareceram em grande quantidade. Já os alunos do Ensino Médio optaram por narrativas mais reflexivas baseadas em experiências reais.

Os vencedores do concurso serão conhecidos em 22 de outubro. Inicialmente o anúncio estava programado para o dia 8, mas devido ao grande número de textos produzidos, a data teve de ser adiada.

A correção inicial das redações será feita por 170 universitários voluntários da USCS.

Nesta primeira fase, dez em cada 100 textos serão selecionados. Os trabalhos são avaliados com notas de zero a cinco. Como critérios de classificação, o regulamento prevê itens como criatividade, coesão com o tema proposto, coerência gramatical, legibilidade e obediência ao número de linhas (de 20 a 30).

As 15 mil redações selecionadas neste primeiro momento passam para a segunda fase, quando serão corrigidas por 60 professores. Eles escolherão apenas 500 trabalhos. Na terceira etapa, seis bancas com cinco professores cada definem os três vencedores nas seis categorias.

Os concorrentes estão divididos de acordo com as séries que freqüentam: 6ª e 7ª séries do Ensino Fundamental; 8ª e 9ª séries do Ensino Fundamental; 1º e 2º ano do Ensino Médio; 3º ano do Ensino Médio; 6ª à 9ª séries do Ensino Fundamental do EJA (Educação para Jovens e Adultos) e Tele-sala; e 1º a 3º ano do Ensino Médio do EJA e Tele-sala.

Os participantes concorrem a TVs, bicicletas e computadores. Os alunos do 3º ano do Ensino Médio disputam uma bolsa de estudos integral da USCS.




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