Setecidades Titulo Violência
Homem invade casa, troca tiros com a polícia e morre em Santo André
Vanessa Soares
Do Diário do Grande ABC
16/03/2021 | 08:43
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Atualizada às 19h44

Na manhã desta terça-feira (16), um homem, identificado como José Elias de Andrade, 53 anos, morreu após invadir uma casa e fazer quatro pessoas reféns na rua Pedro Goes, Vila América, em Santo André. Após trocar tiros com os policiais, o indivíduo morreu no local. 

Segundo informações do BO (Boletim de Ocorrências), José Elias entrou na residência após arrombar o portão e a porta principal. Ao perceber a invasão, o casal e os dois filhos se esconderam em um dos quartos e conseguiram chamar a polícia. A residência invadida fica próxima de onde a ex-companheira de José mora atualmente. Com a chegada da PM (Polícia Militar) e do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais), os policiais militares retiravam a família do local enquanto o grupo de ações táticas realizavam as negociações, que não foram respondidas pelo indivíduo.

José Elias chegou a efetuar pelo menos 15 tiros contra os policiais. Em entrevista para a imprensa, o Tenente Coronel Racorti, do Gate, comentou que foi necessário utilizar um robô especial para filmar todo interior da casa e verificar se o suspeito precisava de socorro. Foi constatado, pelos rastros de sangue no chão, ainda de acordo com o BO, que José Elias estava no último cômodo do andar superior da residência. Ao entrarem na casa, ainda a equipe do Gate foi recebida com tiros pelo indivíduo. Um sargento foi atingido na mão, socorrido e passa bem, enquanto o indivíduo, ao ser baleado, não resistiu aos ferimentos. A família não foi atingida. 

"Foram mais de duas horas de conversa com ele, inúmeras tentativas, mas nada adiantou. Ele estava com três carregadores, então a vontade era executar todos (da família). O indivíduo tem diversos antecedentes criminais. Em 2019, foi preso com grande quantidade de armamento", conta Racorti. 

Uma pistola Glock modelo G17, com sistema de rajada e três carregadores municiados foram apreendidos com o criminoso. Ele tinha várias passagens pela polícia e era conhecido como Zequinha do PCC (Primeiro Comando da capital). O caso está sendo registrado no Setor de Homicídios e de Proteção à Pessoa de Santo André.

LIGAÇÃO - Ainda de acordo com informações iniciais, a ocorrência de hoje teria ligação com um último caso envolvendo José Elias, que aonteceu na noite do último sábado (13). José foi abordado por duas viaturas da PM, em Mauá, enquanto os policiais realizavam operação contra aglomerações na cidade. O indivíduo estava dirigindo um veículo blindado no modelo Jeep Compass. Na abordagem, o indivíduo jogou seu carro para a calçada e conseguiu fugir. No dia seguinte, na tarde de ontem (15), por volta das 14h, o veículo foi localizado pela PM na casa de sua ex-companheira, na rua Pedro Goes, no qual, após vistoria, o carro foi apreendido e encaminhado para o guincho municipal de Mauá. 

(Com informações de André Henriques e Yasmin Assagra)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;