Esportes Titulo Alemão
Fatos inusitados marcam a
carreira de reforço andreense

Alemão não esquece episódios que marcaram sua passagem
pela China, República de Malta, entre outros locais onde atuou

Thiago Bassan
Do Diário do Grande ABC
11/11/2011 | 07:19
Compartilhar notícia


Esperança de gols do Santo André para a Série A-2 do Campeonato Paulista, o atacante Alemão, recém-contratado, não esquece os fatos curiosos e até engraçados que marcaram sua passagem pela China, República de Malta, Alemanha, entre outros locais onde atuou durante a carreira.

No período em que jogou no clube chinês Jiangsu Sainty, Alemão passou por situação dramática e, ao mesmo tempo, engraçada. "Fomos a um shopping, eu, dois jogadores brasileiros e o motorista. Após estacionarmos e fazermos as compras, o motorista não encontrava o veículo. Fiquei com medo, pois ele era o único que conhecia o local, mas não conseguia achar o veículo. Depois, no fim, deu tudo certo", relembra, aos risos, o jogador.

Com passagens por países onde guerras eram constantes em passado não tão distante, Alemão destaca a tranquilidade que encontrou no Kuwait, quando vestiu a camisa do Alsahel, nos anos de 2007 e 2008.

"Quando fui para o Kuwait, cheguei com medo. Apesar da guerra ter ocorrido na década anterior, o país poderia ter sequelas do conflito. Mas foi o contrário, o ambiente no clube e na cidade era calmo. Eles têm o islã como religião, mas respeitam as culturas dos imigrantes. O país evoluiu muito e conseguiu se modernizar", revela Alemão.

Na hora de comparar os clubes estrangeiros aos nacionais, o atacante aponta a estrutura como principal diferencial. "Quando atuei na Alemanha (Oldenburg) em 2005 e 2006, fiquei impressionado com a estrutura dos clubes, do governo, da população e do atendimento público. Os clubes, principalmente os pequenos no Brasil, carecem de profissionalismo. Você percebe que existe boa vontade, pessoas capacitadas para exercer funções, mas, às vezes, reparo que o clube tem dificuldades de conduzir a coisa para que o jogador se preocupe apenas em trabalhar", compara.

No entanto, Alemão vê o Brasil em patamar próximo ao dos clubes europeus em futuro próximo. "Acredito que isso está melhorando. Converso com amigos no Interior e, em vários lugares, sei que a maioria dos times está se modernizando. Acredito que, em breve, o Brasil estará muito bem em todos esses aspectos."

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;