Cultura & Lazer Titulo
Sesc Sto.André traz programação 'Divina Natureza Humana'
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
11/09/2003 | 20:04
Compartilhar notícia


O Sesc Santo André preparou um evento especial que promove a volta de nossos olhares ao passado por meio de atrações culturais e de lazer contemporâneas. Divina Natureza Humana, série que ocorre ao longo deste mês, tem como tema dois períodos da história européia: o medieval e o renascentista. Na agenda, teatro adulto e infantil, dança, música e jogos, a maioria com entrada franca.

“O período que vai de meados da Idade Média até a Renascença é uma época que tem em comum a efervescência no que diz respeito ao conhecimento e à cultura, fator muito influente na história da humanidade”, afirma Flávia Lopes Marques, da área de programação da unidade, setor responsável pela idealização do evento.

“Dicotomias como fé-razão e Deus-homem são muito presentes na produção cultural e artística da Renascença. Shakespeare, embora tenha sido um homem de um período marcado pela razão, discutiu questões filosóficas e de fé: em seus personagens há uma forte carga medieval. Até hoje essas questões influenciam os artistas, e existem muitas releituras de trabalhos desse período”, diz Flávia.

Essas releituras dão o tom de Divina Natureza Humana. Como exemplo, o Mawaca, grupo composto por sete cantoras que desenvolve pesquisa e recria obras de diversas etnias, com preocupações com os períodos históricos e com a busca de conexões com a música brasileira. Canções medievais e renascentistas formam o repertório da apresentação das 21h de sábado.

A cantora Fortuna se apresenta com o Coro dos Monges Beneditinos do Mosteiro de São Bento (dia 20), em uma nova versão do espetáculo Caelestia. No repertório, canções de raízes medievais.

Leitura Dramática (às 20h das sextas-feiras) traz as atrizes Andréa Bassit, Wanda Stefânia e Clarice Abujamra lendo obras de Shakespeare, acompanhadas pela harpista Cely Rodrigues. “Originalmente, esses textos só eram interpretados por homens”, afirma a programadora.

O público infantil também tem vez no evento. A Cia. Trivial em Cena, do Rio, exibe três adaptações de Shakespeare criadas especialmente para crianças. Em A Comédia dos Erros (sábado, às 11h e às 16h) são mesclados desenho animado, cantigas de roda, commedia dell’arte e bufonaria. A Megera Domada (20) traz uma mistura de teatro de rua, circo e acrobacias, por exemplo. Palhaços e bonecos se encontram em Romeu e Julieta (27).

Entre as atrações, há tanto as que foram convidadas para o evento, como as da Cia. Trivial em Cena, quanto as preparadas especialmente para a ocasião, caso de Leitura Dramática.

Divina Natureza Humana – No Sesc Santo André – r. Tamarutaca, 302, Santo André. Informações gerais sobre preços e horários dos eventos pelo telefone 4469-1200. Até 28 deste mês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;