Setecidades Titulo
S.Bernardo integra ação contra fábrica de cigarro
Ana Macchi
Do Diário do Grande ABC
09/05/2001 | 21:25
Compartilhar notícia


São Bernardo integra a lista dos 11 municípios e três Estados brasileiros que entraram com processo contra empresas tabagistas norte-americanas. A ação, que deu entrada terça em Miami, nos Estados Unidos, pretende conseguir reembolso bilionário de 12 grandes indústrias de fumo que fabricam e comercializam cigarros no Brasil, entre elas a Philip Morris e a R.J Reynolds.

Segundo consta no processo, os municípios buscam reembolso do dinheiro gasto em tratamentos de fumantes no período em que as empresas ocultaram seus conhecimentos sobre os efeitos da nicotina e os conseqüentes danos à saúde causados por outros produtos químicos utilizados na fabricação.

A inclusão de São Bernardo no processo foi feita junto com municípios do Rio de Janeiro em março deste ano, quando as cidades pegaram carona no processo que tramita nos EUA desde 1999, movido por um escritório de advocacia norte-americano. Cidades de Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Piauí, Pará, Paraná e Rondônia estão incluídas no processo.

De acordo com o secretário de Negócios Jurídicos de São Bernardo, Carlos Maciel, o município espera a apuração do processo para ter estimativa de indenização. A cidade, no entanto, não sabe qual o gasto com tratamentos decorrentes de problemas causados pelo consumo de tabaco. “Pedimos a inclusão da cidade quando soubemos da existência do processo, mas ainda não temos idéia do reembolso”, disse.

O advogado Ubiratan Matos, sócio do escritório de advocacia que cuida da defesa no processo contra a Philip Morris, disse que essa não é a primeira vez que a empresa enfrenta processos desse porte. “Há três semanas, o Equador perdeu na Justiça e não conseguiu ser indenizado. Acredito que o mesmo acontecerá com os municípios brasileiros, pois não existem justificativas lógicas para o processo”, disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;