Cultura & Lazer Titulo
Dublê de ‘O Pianista’ toca em São Paulo
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
24/11/2003 | 18:44
Compartilhar notícia


Especialista em Chopin e o dublê das mãos do ator Adrien Brody no filme O Pianista, de Roman Polanski, o polonês Janusz Olejniczak realiza nesta quarta seu primeiro recital no Brasil. Será na Sala São Paulo, às 21h, em uma apresentação beneficente organizada pela Tucca (Associação para Crianças e Adolescentes com Tumor Cerebral).

Olejniczak interpretou seis dos 11 temas da trilha sonora, que contém basicamente obras de Frederic Chopin (1810-1849). Para o diretor Roman Polanski, esse polonês “soube honrar, autenticamente, as memórias de Chopin e Wladislaw Szpillman (o homem cuja história serviu de base para o roteiro).

Das peças da trilha sonora, o pianista executará duas: Noturno em Dó Menor Op. 48 e Balada em Sol Menor Op. 23. Além dessas, tocará duas mazurcas, o Scherzo em Si Bemol Menor, Op. 31, duas valsas e a Polonesa em Lá Bemol Maior, Op. 53.

Na segunda parte, exibirá apenas criações do húngaro Franz Liszt (1811-1886): Venezia e Napoli, Canzona, Romanza, Tarantella e Mefisto Vals.

Nascido em 1952, Janusz Olejniczak é um dos mais respeitados pianistas poloneses e suas interpretações da obra de Chopin já lhe renderam diversos prêmios. Entre eles, o Disco de Ouro pelo Recital Chopin e o prêmio da indústria fonográfica polonesa Federico 95.

Em 1991, ele atuou como o próprio Chopin no filme A Nota Azul (La Note Bleule), de Andrzej Zulawski. Em O Pianista ele é dublê das mãos do personagem principal: um pianista que vê sua família, seu país e sua vida esfacelados pelas atrocidades cometidas contra os judeus na Segunda Guerra.

Janusz Olejniczack – Recital com o pianista. Quarta, às 21h. Na Sala São Paulo – Praça Júlio Prestes, s/nº, São Paulo. Tel.: 3337-5414. Ingr.: de R$ 70 a R$ 200.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;