Cultura & Lazer Titulo
Chega ao vídeo o Robinson Crusoé moderno de Hanks
Patrícia Vilani
Do Diário do Grande ABC
10/09/2001 | 19:32
Compartilhar notícia


  Tom Hanks não ganhou seu terceiro Oscar como Robinson Crusoé contemporâneo, mas, mesmo assim, Náufrago (Cast Away, EUA, 2000) se saiu bem. Com 143 minutos de duração, grande parte deles sustentados apenas pela atuação do astro, foi o sucesso da temporada passada nos Estados Unidos, já que arrecadou cerca de US$ 200 milhões de bilheteria. Dirigido por Robert Zemeckis, o mesmo de Forrest Gump – O Contador de Histórias, o longa chega esta semana em vídeo e DVD pela Universal.

A novidade fica por conta da versão em disco, que traz um bônus curioso – o documentário Wilson: A Vida e a Morte de um Coadjuvante de Hollywood. Em Náufrago, Wilson é o coadjuvante de Hanks na ilha deserta, sua única companhia durante quatro anos. O detalhe é que Wilson não é um personagem, mas uma bola de vôlei que, surpreendentemente, despertou grande atenção do público. Não houve quem saísse de uma sessão de Náufrago no cinema sem falar dela.

Wilson nem existia no roteiro original de Zemeckis. Na verdade, foi criado por Hanks durante as filmagens. Além disso, Náufrago tem outras curiosidades. A começar pela forma que foi feito, dividido em duas etapas. Na primeira, com Hanks rechonchudo e, na segunda, 20 quilos mais magro. Nesse meio tempo, enquanto o ator fez uma dieta rigorosíssima, Zemeckis filmou o suspense Revelação, com Harrison Ford e Michelle Pfeiffer.

Hanks faz Chuck Noland, engenheiro de sistemas da FedEx cuja vida é controlada pelos ponteiros do relógio. É um workaholic que mal tem tempo para a namorada Kelly (Helen Hunt) – nem mesmo durante as festas de fim de ano. A rotina atribulada tem uma mudança abrupta quando o avião em que Noland viaja sofre um acidente e o deixa isolado em uma ilha.

Privado do conforto da civilização, Noland primeiro inicia uma luta desesperada por sua sobrevivência física. Ele chega a passar dias tentando abrir um coco, mas seu maior desafio é psicológico: Noland não quer enlouquecer e, para isso, precisa dividir suas conquistas e desilusões com alguém. Assim nasce Wilson (da marca esportiva Wilson Sporting Goods), a bola de vôlei que surge no mar, dentro de uma das caixas da FedEx que sobraram do acidente.

Noland também se apega à foto da namorada, para não esquecer o quanto a ama. Helen Hunt chegou a declarar que esse foi um dos motivos pelos quais aceitou o papel. Apesar da pequena participação (apenas no início e no fim do longa), a existência de Kelly é fundamental para a sobrevivência de Noland.

O DVD inclui ainda extras interessantes como comentários de Zemeckis, making of, entrevista com Tom Hanks, efeitos especiais e comparação entre o storyboard e o filme.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;