Economia Titulo
Bovespa fecha em queda pressionada pelas ações das elétricas
Do Diário OnLine
04/04/2005 | 18:17
Compartilhar notícia


Pressionada pelas ações das elétricas, a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) fechou o pregão desta segunda-feira em queda de 1,37%, com o seu principal índice, o Ibovespa, aos 26.406 pontos. O volume financeiro somou R$ 1,091 bilhão.

A desvalorização dos papéis das elétricas acontece um dia depois do ‘Leilão de Compra de Energia Existente’, com um giro financeiro de R$ 7,7 bilhões. O leilão de ‘energia velha’, como é chamada a energia produzida por usinas já instaladas no país, negociou o correspondente a 4% de toda a demanda energética das distribuidoras no Brasil. Com isso, o Ielétrica, índice que reúne as empresas do setor, despencou 2,3%.

Nesta semana o mercado deve voltar suas atenções para o cenário interno, mas também está atento aos preços do petróleo.

Nesta manhã foi divulgado o boletim Focus, do Banco Central, no qual o mercado elevou, pela quinta semana seguida, a previsão para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) para 2005. A expectativa de inflação passou de 5,83% para 5,88%. Esse resultado está acima do objetivo do BC, que é uma inflação medida pelo IPCA de 5,1%. Já para 2006, a mediana das expectativas se manteve em 5%, mas a meta é de 4,5%.

Também foi divulgada a inflação medida pelo IPC-SP (Índice de Preços ao Consumidor) da Fundação Getúlio Vargas, que foi de 1,03% em março, contra os 0,39% registrados em fevereiro. No ano, a inflação na capital paulista chegou a 2,08%.

Entre as ações que fazem parte do Ibovespa, as maiores altas foram da Telesp PN (2,6%), Tran Paulista PN (1,4%), NET PN (1,4%), Caemi PN (0,8%) e Eletropaulo PN (0,7%). Já as quedas mais significativas ficaram com a Eletrobras ON (6,7%), Klabin PN (5,5%), Copel PNB (5,1%), Eletrobras PNB (5%) e Cesp PN (4,4%).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;