Setecidades Titulo Início da Quaresma
Covid provoca mudança de procedimentos da Missa de Cinzas

Dom Pedro Cipollini, bispo de Santo André, realiza celebração na Catedral do Carmo

Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
17/02/2021 | 07:00
Compartilhar notícia


A Missa de Cinzas marca o início da Quaresma e da Campanha da Fraternidade 2021, que neste ano terá como tema Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor e o lema Cristo é a Nossa Paz: do Que Era Dividido, Fez uma Unidade. No Grande ABC, o bispo dom Pedro Carlos Cipollini faz o lançamento oficial às 19h, com celebração de missa na Catedral de Nossa Senhora do Carmo, em Santo André.

Em razão da pandemia da Covid-19, a celebração seguirá regras especiais. A começar pela limitação de público, já que apenas 30% dos assentos poderão ser ocupados. Os fiéis terão de manter distanciamento mínimo de dois metros, além de cuidados de higiene, como o uso de máscara, álcool gel e espaços bem ventilados com portas e janelas abertas. Para os que não puderem ir à igreja, haverá transmissão on-line pelas redes sociais da diocese.

O rito, chamado de imposição das cinzas, também sofrerá alterações. Nos anos anteriores, o celebrante fazia uma marca em formato de cruz na testa dos participantes. Desta vez, para evitar contato, a cinza será derramada sobre a cabeça dos fiéis, que poderão ir até o altar, respeitando a distância mínima, ou em pé em seus acentos, aguardando o padre ou ministro.

“Lembramos que a forma de receber as cinzas mudou, mas o grande significado continua: somos chamados à conversão. Celebremos dignamente esse mesmo chamado nesta Quarta-Feira de Cinzas, com muita serenidade e seriedade”, afirma o padre Joel Nery.

CAMPANHA

Realizada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) em todos os anos no tempo da Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa, a Campanha da Fraternidade de 2021 é promovida de forma ecumênica, ou seja, em parceria entre várias igrejas cristãs.

Neste ano, segundo a CNBB, a intenção é “convidar os cristãos e pessoas de boa vontade a pensarem, avaliarem e identificarem caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual. Tudo isso por meio do diálogo amoroso e do testemunho da unidade na diversidade, inspirados e inspiradas no amor de Cristo”.

A ordem é debater temas políticos como a negação da ciência durante a pandemia da Covid-19, a atuação do governo federal no combate ao coronavírus, igrejas que não respeitaram o distanciamento físico, além da cultura da violência contra mulheres, negros, indígenas e pessoas LGBTIQ+.

“A Quaresma é um tempo muito importante para todos os católicos, pois é um tempo de introspecção e de um encontro com a palavra de Deus. Tempo de mudança e de conversão. Por isso, a Campanha da Fraternidade é um tempo forte de reflexão sobre assuntos pertinentes ao momento em que vivemos”, explica o assessor diocesano da Campanha da Fraternidade, padre Geraldo dos Santos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;