Cultura & Lazer Titulo
Faap mostra a arte do alemão Baselitz
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
15/01/2001 | 18:28
Compartilhar notícia


  A arte de ponta-cabeça de Georg Baselitz – considerado um dos mais importantes artistas plásticos alemães do pós-guerra – pode ver vista pelo público em geral a partir de quarta em São Paulo. Com entrada franca, a mostra Georg Baselitz – Obras Gráficas 1965-1992 fica em cartaz até 4 de fevereiro no Museu de Arte Brasileira da Faap. O vernissage acontece nesta terça, somente para convidados.

A exposição reúne cerca de 80 gravuras. Entre elas, o visitante verá trabalhos que podem causar estranhamento visual, motivado pela inversão das imagens nas composições deste alemão nascido em 1938. Aliás, inverter os temas tornou-se a marca registrada de Baselitz.

Segundo o próprio artista, a inversão é uma tentativa de liberar a representação do conteúdo. Com isso, o observador é forçado a aceitar um novo modo de captar a realidade, voltando sua atenção para a plasticidade da obra.

A exposição, com curadoria de Götz Adriani, é organizada pelo Instituto de Relações Culturais com o Exterior da Alemanha e chegou ao Brasil por meio do Instituto Goethe. Baselitz, que na década de 50 chegou a realizar trabalhos forçados em minas de carvão, é pintor, escultor, gravador e desenhista.

Georg Baselitz – Obras Gráficas 1965-1992 – Exposição. No Salão Cultural do Museu de Arte Brasileira da Faap – r. Alagoas, 903, São Paulo. Tel.: 3662-1662, ramal 1.123. Abertura para convidados: terça. Visitação a partir de quarta. De terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h. Entrada franca. Até 4 de fevereiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;