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SBC deve ter duas provas de rua em outubro
Angelo Verotti
Do Diário do Grande ABC
04/08/2003 | 22:27
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Os fãs do automobilismo no Grande ABC podem se preparar. São Bernardo deve sediar uma etapa da Fórmula Renault e da Copa Clio neste semestre. As negociações entre a Pedro Paulo Diniz (PPD) Esportes – promotora da categoria no Brasil – e a Prefeitura estão avançadas e podem se concretizar até o final da próxima semana. A prova está prevista para o dia 5 de outubro, em algumas avenidas da cidade. “O trajeto ainda não foi discutido amplamente”, afirmou na segunda-feira o secretário de Esportes de São Bernardo, Edinho Montemor.

O maior empecilho para a realização do evento, segundo Montemor, é o seu alto investimento. “Pelos cálculos que fizemos, serão necessários de R$ 300 a R$ 400 mil, verba que será gasta na colocação de guard-rails, arquibancadas móveis, banheiros químicos e toda infra-estrutura para que São Bernardo possa receber a competição”, disse o secretário. “Estamos em busca de patrocinadores e temos mais uns dez dias para resolver isso.”

No cronograma divulgado pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) no início do ano constam 12 etapas da Renault (Fórmula) e dez da Clio (Copa). No dia 5 de outubro está programada a corrida de Tarumã-RS, que deverá ser substituída pela de São Bernardo, caso o contrato seja fechado. “Isso depende, porém, de uma resposta da Prefeitura de São Bernardo. Entregamos um livro de encargos ao secretário de Esportes (Edinho Montemor) no dia em que nos reunimos com o prefeito William Dib. Agora vamos aguardar uma resposta”, disse o ex-piloto André Ribeiro, sócio de Pedro Paulo Diniz na PPD.

André Ribeiro visitou alguns pontos de São Bernardo e ficou entusiasmado com a infra-estrutura local. “É um município que oferece ótimas condições para a prática do automobilismo. Seria muito importante trazer essa competição para São Bernardo, que é a capital do automóvel no Brasil”, disse o ex-piloto, numa referência ao fato de a cidade concentrar as principais montadoras do país. “Será uma prova igual à disputada nas ruas de Detroit, onde estão localizados os principais fabricantes de carros dos Estados Unidos. A cidade já sediou corridas de Fórmula 1 e hoje recebe de outras categorias do automobilismo.”

Ao contrário das provas realizadas em autódromos, as de rua demandam maior mão de obra para a montagem do circuito, a exemplo do que acontece atualmente nas etapas de Vitória e Florianópolis, disputadas nos principais corredores das capitais capixaba e catarinense, respectivamente. “Não podemos interditar as ruas e avenidas de uma cidade por uma semana para a realização de uma corrida. Portanto, é contratado um maior número de funcionários, que trabalhem 24h por dia, para construir o circuito no menor tempo possível. As obras são iniciadas normalmente de dois a três dias antes da primeira data dos treinos de classificação”, disse na segunda-feira o gerente da Renault Esportes, Arlindo Romero.

Romero chama atenção para a excelente participação do público nas corridas de circuitos de rua. “Para se ter uma idéia, cerca de 70 mil pessoas assistiram à prova de Vitória e outras 40 mil invadiram as ruas e avenidas de Florianópolis”, afirmou.

A exemplo do que já acontece na Fórmula Renault e na Copa Clio, o público não terá de pagar para assistir às corridas. “Está no regulamento que o ingresso é 1 Kg de alimento não-perecível. Isso não será modificado caso a prova seja realizada em São Bernardo”, disse André Ribeiro.




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