Setecidades Titulo
Explosão de cilindro mata 1 em Sto.André
Renata Gonçalez
Do Diário do Grande ABC
30/06/2001 | 20:04
Compartilhar notícia


A explosão de um cilindro de oxigênio utilizado para a manutenção de dutos em um terreno da Petrobrás na rua Miguel Gustavo, vila Lucinda, em Santo André, causou a morte de Valdomiro Vicente Silveira, 45 anos, morador de Suzano (SP). O equipamento estava sendo utilizado por funcionários da empresa Soldadores Associados Comércio e Serviços Ltda, também de Suzano, contratada pela Petrobrás para a manutenção. O acidente aconteceu neste sábado, por volta das 10h.

O equipamento estava sobre o caminhão da vítima, no qual também havia outro cilindro de oxigênio e mais um de acetileno, além de duas máquinas soldadoras. No local, também funcionava um depósito da empresa Betanbloco Materiais para Construção. Cerca de 15 funcionários da empresa estavam no local na hora do acidente.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, uma faísca do motor do caminhão pode ter iniciado o acidente, quando o fogo atingiu a mangueira do cilindro. Ao ver o princípio de incêndio, o funcionário Renato Oliveira Melo, 43, tentou apagá-lo com um extintor, mas foi surpreendido pela explosão, sofrendo queimaduras e tendo os olhos feridos pelo óculos que usava na hora do impacto. A vítima se encontra na UTI do Hospital Bartira, em Santo André.

O filho de Renato, Wemerson de Souza Santos, 19 anos, disse que Silveira, que morreu, ainda tentou tirar o caminhão do terreno, quando o cilindro explodiu. Outro funcionário que também precisou ser socorrido foi Gilmar Soares Rocha, 38, que sofreu algumas lesões, mas teve alta ontem mesmo.

A explosão gerou prejuízo para os moradores da residência que fica ao lado do local da explosão. Vidros estilhaçados, muitas telhas quebradas e um grande buraco na parede aberto pelo impacto do cilindro trouxeram pânico às quatro famílias que moram na casa, mas ninguém ficou ferido. “O cilindro parecia um míssil atravessando o quintal de casa. Por pouco ninguém se machucou”, disse o morador Adriano Mariano Lima.

A dona de casa Matilde Ribeiro afirmou que manutenção nos gasodutos é freqüente. “Você nunca espera por uma coisa dessas. Meu desespero foi tão grande que não sabia o que era pior, ficar fora de casa, porque não sabia se explodiria mais alguma coisa, ou me esconder lá dentro, com o risco de o teto desabar. Apesar da explosão ter ocorrido próxima a um gasoduto da Petrobrás, o incidente não põe em risco a população, segundo Rafael Teixeira das Neves, da Defesa Civil de Santo André. “O cilindro explodiu distante do gasoduto, que é subterrâneo, e não tinha sido mexido ainda pelos funcionários. A Petrobrás não teve nenhuma responsabilidade neste acidente”, disse Neves. O acidente foi registrado no BO 5810/01, no 2º DP de Santo André, como homicídio culposo, lesão corporal e culposa e explosão. Os responsáveis pela Soldadores Associados não foram localizados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;