Setecidades Titulo
Obra do coletor começa em Ribeirão Pires
Samir Siviero
Do Diário do Grande ABC
04/08/2003 | 21:08
Compartilhar notícia


A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) começa nesta terça-feira a construção do coletor-tronco Solvay-Mauá por um trecho de Ribeirão Pires onde a Prefeitura tem intervenção de alargamento de galerias. O coletor, que será um reversor de esgoto, recolherá e bombeará esgoto desde a empresa Solvay, no Km 38 da estrada de ferro Santos a Jundiaí, em Santo André, até Mauá, passando por Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires.

O coletor será construído em três etapas, sendo que a primeira delas é que começará nesta terça-feira em Ribeirão Pires e que ligará Ribeirão Pires a Mauá. Em seguida, serão construídas as outras duas etapas: entre Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires e, por último, entre a Solvay e Rio Grande da Serra. Ao todo, o reversor terá 14 km de tubulações.

O esgoto recolhido no reversor (que terá de bombear o esgoto pois vai de uma região mais baixa para uma mais alta) será despejado no interceptor Tamanduateí, em Mauá, de onde será bombeado para a ETE-ABC (Estação de Tratamento de Esgoto ABC), que fica em São Paulo, na divisa com São Caetano. A verba de R$ 5,3 milhões para a construção desse primeiro trecho, entre Mauá e Ribeirão Pires, foi liberada pelo ministro das Cidades, Olívio Dutra, em sua passagem por Santo André no mês passado.

O fato de a obra começar por Ribeirão Pires visa aproveitar a abertura da via feita pela Secretaria Municipal de Obras para a construção das galerias no córrego São Caetaninho, que deve evitar enchentes na região. O trecho onde haverá a intervenção fica na avenida Capitão José Gallo, na Vila Gomes. A estimativa é que em 30 dias as obras nesse trecho sejam concluídas e a avenida possa ser pavimentada.

“O nosso serviço está praticamente pronto. Só que como a construção do coletor será feita nesse mesmo trecho, o pavimento teria de ser aberto de novo daqui a um mês. Então procuramos a Sabesp para saber se seria possível começar por aqui e tudo foi acertado. O coletor passará sob as galerias de águas pluviais”, afirmou o secretário de Obras e Serviços Municipais de Ribeirão Pires, Douglas Carvalho da Fonseca.

No total o reversor custará R$ 27,4 milhões e beneficiará cerca de 100 mil habitantes (85% da população de Ribeirão Pires, todos os moradores de Rio Grande da Serra e de bairros próximos à Solvay). A primeira etapa deve ser concluída em um ano e todo o reversor deve estar pronto em 2005.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;