Esportes Titulo Polêmica
Santo André vive dia decisivo

Audiência em Porto Alegre define se time joga Série C ou D do Brasileiro

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
21/05/2012 | 07:25
Compartilhar notícia


O Santo André vive dia decisivo no entrave judicial para permanecer na Série C do Campeonato Brasileiro. Hoje, às 10h, ocorre audiência no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul entre representantes da Federação Gaúcha de Futebol, do Brasil de Pelotas, da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) para tentar solucionar impasse envolvendo Ramalhão e Xavante.

O clube gaúcho conseguiu na quinta-feira liminar na Justiça que obriga a CBF a inclui-lo na Série C deste ano. Para não ser penalizada com multa diária de R$ 100 mil, a entidade emitiu nota dizendo que iria cumprir a determinação do desembargador gaúcho José Aquino Flôres de Camargo, mas ainda não substituiu o Santo André pelo Brasil de Pelotas na tabela da competição, publicada em seu site oficial.

Informações de bastidores dão conta que na audiência marcada para hoje, a CBF deve propor acordo onde pagaria multa ao Brasil de Pelotas e se comprometeria a incluir o time gaúcho na temporada 2013 da Série C, rebaixando cinco times ao invés de quatro este ano, como estava previsto no regulamento.

Outra possibilidade seria jogar a competição com 22 times e não com 20 - o Treze da Paraíba também trava batalha judicial com o Rio Branco do Acre e conseguiu liminar obrigando a CBF a manter o time na Terceirona do Brasileiro.

A pior das hipóteses para os torcedores do Santo André seria a simples substituição do Ramalhão pelo Brasil de Pelotas, como determina a Justiça gaúcha. Se isso acontecer, a diretoria andreense ameaça impedir o início da competição. "Posso garantir que o Santo André não jogará a Série D, não existe essa possibilidade. Vamos para o inferno, mas não estaremos na Quarta Divisão. Se preciso, estamos dispostos até mesmo a melar a competição", ameaçou o diretor de futebol do Ramalhão, Sérgio do Prado.

O Santo André enviará advogados e outros representantes para acompanhar a audiência em Porto Alegre. A expectativa é que tudo esteja resolvido por volta das 12h, já que a primeira rodada da Série C está prevista para o sábado. Por enquanto, o Santo André estreia diante do Chapecoense, no Estádio Hermínio Ometto, em Araras - o Ramalhão terá de cumprir três jogos longe da região por conta da invasão de torcedores aos vestiários na temporada 2011.

Time trabalha com cabeça voltada para pegar Chapecoense 

A diretoria do Santo André faz de tudo para que os jogadores e a comissão técnica não sinta os reflexos da batalha judicial que o clube trava com o Brasil de Pelotas e CBF por vaga na Série C do Brasileiro. Os jogadores seguem se preparando normalmente e com o pensamento no Chapecoense, adversário de sábado, isso se o time for mesmo confirmado na disputa da Terceirona.

Recém contratado, o técnico Claudemir Peixoto, aliás, já declarou que fica no Ramalhão mesmo que o clube seja rebaixado para a Série D, apesar de deixar claro que não acredita nessa possibilidade. "Será um tiro no pé se a CBF fizer isso. Vai abrir precedente para que todos os clubes que se sintam prejudicados busquem a Justiça comum. Tenho certeza que jogaremos a Série C."

A diretoria terá reunião hoje para definir a contratação do meia Bady, um dos responsáveis pelo título da Série A-2 conquistado pelo São Bernardo. O jogador deve ficar no Ramalhão por empréstimo até o fim da temporada e o Tigre continuará pagando seus salários.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;