Cultura & Lazer Titulo
'Nouvelle vague' é consagrada em Cannes
Do Diário do Grande ABC
23/05/2000 | 12:47
Compartilhar notícia


A atribuiçao da Palma de Ouro do Festival de Cannes ao dinamarquês Lars von Trier por seu filme ``Dancer in the dark' consagra a ``nouvelle vague' do cinema escandinavo que assumiu o revezamento do mestre sueco Ingmar Bergman.

Von Trier obteve o prêmio quatro anos depois de ter recebido o Grande Prêmio do festival por ``Breaking the waves' (1996) e oito anos após seu compatriota Bille August ganhar o troféu por ``As melhores intençoes'.

Cineasta que a crítica chegou a qualificar de ``neurótico e paranóico', Lars von Trier organizou na Dinamarca um grupo de cinéfilos ao redor de um texto fundamental, Dogma 95, manifesto cujo objetivo era abrir uma nova via à sétima arte e questionar o academia hollywoodiana.

Outros três cineastas dinamarqueses fazem parte deste primeiro círculo do cla: Thomas Vinterberg, prêmio especial do júri em Cannes em 1998 com ``Festa', Soren Kragh Jacobsen, Urso de Prata do último festival de Berlim com ``Mifune', e Kristian Levring.

``O Dogma 95 permitiu que se descobrisse uma cinematografia (a dinamarquesa) até agora ausente das grandes competiçoes internacionais', estima a diretora do Instituto Sueco do Filme, Aase Kleveland. ``Mas isto é somente a prolongaçao da renovaçao do cinema escandinavo nos últimos anos', acrescentou.

Em março passado, Hollywood deu dois Oscar (melhor coadjuvante masculino, melhor roteiro adaptado) a ``The Cider House Rules' do diretor sueco Lasse Hallstroem.

Kleveland considera que ``a multiplicaçao das filmagens na Europa do norte prova que o cinema escandinavo se desfaz lentamente da excessiva influência que teve sobre ele durante muito tempo Bergman', figura tutelar que, depois de sua retirada oficial anunciada em ``Fanny e Alexandre' em 1982, realizou em 1997 um último filme para a televisao sueca.

A atriz e diretora norueguesa Liv Ullmann rodou na Suécia ``Infiel', com roteiro de Bergman, filme apresentado também no festival de Cannes que terminou domingo.

Na Noruega, a cineasta Hilde Heier fez recentemente ``Suffloesen'. Na Finlândia ``Haejyt', de Aleksi Maekelae, atraiu ano passado 330 mil espectadores em um país de cinco milhoes de habitantes.

Graças à Palma de Ouro conquistada por ``Dancer in the dark', Zentropa Productions, que produziu o filme e que tem sua sede em Hvidovre, na periferia de Copenhague, pretende agora se instalar em Hollywood para realizar lá ``à européia' filmes com pequeno orçamento.

``Iremos plantar nossa bandeira no coraçao do monstro', declarou recentemente Peter Aalbaek Jensen, diretor da Zentropa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;