Economia Titulo
Malan participa de encontro do G-20 na Alemanha
Do Diário do Grande ABC
15/12/1999 | 14:58
Compartilhar notícia


O ministro da Fazenda, Pedro Malan, desembarcou, na tarde desta quarta-feira, em Berlim, onde participará da reuniao do G-20. Ele disse que está otimista em relaçao ao encontro que reúne os países desenvolvidos e os emergentes. Ele nao quis, no entanto, dar entrevistas e disse também que nao queria fazer nenhuma declaraçao sobre a reuniao do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para esta quarta-feira.

O ministro Malan veio de Londres. Ele chegou às 15h25 (horário local). O ministro gastou mais de meia hora à espera da bagagem, na esteira do desembarque. Disse que estava atrasado para se preparar para um jantar que vai reunir os representantes do G-20, esta noite.

O presidente do Banco Central, Armínio Fraga, também está em Berlim. Fraga deveria estar na capital alema no final da manha, mas seu vôo, vindo de Frankfurt, atrasou. Ele chegou no início da tarde e também nao quis dar entrevistas. O presidente do BC sequer confirmou sua participaçao nos trabalhos de amanha. "Preciso acertar isto com o ministro", declarou.

Os ministros da área econômica e os presidentes dos bancos centrais dos países do G-20 estarao reunidos, desta quinta-feira, durante todo o dia. O principal motivo da criaçao do G-20 é evitar que crises financeiras, como as da Asia e Brasil, voltem a abalar toda a economia globalizada. Entre os pontos a serem discutidos estao os sistemas de câmbio e as dívidas externas.

O G-20 é composto pelas 7 naçoes do G-7 mais Brasil, Argentina, Austrália, China, India, México, Rússia, Arábia Saudita, Africa do Sul, Coréia do Sul e Turquia. O grupo inclui, ainda, um representante da Uniao Européia e do Fundo Monetário Internacional (FMI).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;