Cultura & Lazer Titulo
Vagas.com.br inova no recrutamento pela Internet
Do Diário do Grande ABC
03/12/1999 | 16:08
Compartilhar notícia


Uma nova ferramenta promete revolucionar o mercado de recrutamento na Internet. O software, que está disponível no site Vagas.com.br, deve reduzir os custos da veiculaçao de vagas e agilizar a contrataçao de pessoal.

Trata-se de um serviço às consultorias de Recursos Humanos, que têm a possibilidade de pagar apenas por currículo escolhido e também às pessoas interessadas em conseguir uma vaga ou recolocaçao no mercado de trabalho, pois o cadastramento é gratuito. O sistema tradicional, pelo qual o cliente paga pelo número de currículos nao deixa de existir, mas segundo o idealizador do site, o engenheiro e ex-professor da Escola Politécnica da Universidade de Sao Paulo, Mário Kaphan, o novo método reduz a zero o risco da empresa que está buscando um profissional.

O site tem três meses e já recebeu o currículo de mais de 7 mil candidatos, 90% com nível universitário, além de 150 empresas, que utilizam seu modelo para recrutamento. As empresas de Recursos Humanos respondem por cerca de 35% dos anúncios. Kaphan ressalta a boa qualificaçao dos que acessam o site e conta que uma importante entidade filantrópica da Suíça, que estava quase desistindo de buscar um diretor para o Brasil, conseguiu encontrar o profissional através do site.

"A mecânica é simples: a empresa usa a exclusiva ferramenta de triagem on-line do site sobre as respostas à sua vaga, tendo acesso aos currículos completos dos candidatos, exceto pelos seus dados pessoais, que sao abertos apenas para os currículos escolhidos. O custo por currículo aberto é de dezenove reais e noventa centavos", explica Mário Kaphan, diretor da Humana Informática, empresa responsável pelo site, que investiu 700 mil dólares no produto, que demorou três anos para ser desenvolvido. A triagem on-line permite ainda que os currículos sejam consultados e priorizados de acordo com as expectativas daqueles que estao buscando preencher a vaga.

Alternativas - a modalidade anterior, em que a empresa paga um valor mínimo - R$ 0,50 à R$ 2,60 - por candidatura espontânea à vaga, independentemente de seu aproveitamento, continua sendo uma boa alternativa, dependendo do tipo de empresa e do profissional procurado. Nesse caso, a empresa conta com diversos recursos para limitar a quantidade de respostas.

"As modalidades apresentam um inédito sistema de remuneraçao por resultado pelo uso de um grande pacote de serviços voltados ao recrutamento de RH. Elas diferem apenas pelo seu custo inversamente proporcional ao risco, que é zero na nova modalidade" comenta Kaphan.

Ele acredita que ambas alternativas deverao ser usadas pelos seus clientes. "É de se esperar, por exemplo, que empresas de RH continuem a utilizar a modalidade anterior, pois os currículos nao aproveitados em uma vaga podem ser usados em outra, minimizando assim o investimento por currículo".

A head-hunter da consultoria Específica, em Sao Paulo, Rosely Talasamov, afirma que o aproveitamento dos currículos captados no Vagas.com.br é da ordem de 30%, mais de três vezes maior do que a média obtida pelo processo tradicional.

O site otimiza a fase inicial do recrutamento, isto é, da veiculaçao das vagas até a captaçao de currículos e a escolha dos candidatos a serem entrevistados, em qualquer regiao do Brasil. Isso porque recursos de informática eliminam a burocracia que envolve o processo, diminuindo o tempo gasto na leitura, triagem e processamento de currículos e, conseqüentemente, reduzindo custos.

Como funciona - a veiculaçao de vagas é gratuita para a empresa. Cada vaga possui uma página exclusiva no site, com o seu próprio endereço Internet (como vagas.com.br/v1234, por exemplo). Da mesma forma, a empresa também pode ter a sua página no site (ex: vagas.com.br/empresa), para apresentar-se a potenciais interessados e exibir as suas vagas abertas. Além disso, o candidato pode usufruir, gratuitamente, de benefícios como guia de montagem de currículos - desenvolvido a partir de pesquisa junto a empresas do setor - que pode ser enviado por e-mail em formato compatível com Microsoft Word, ao usuário. Além disso, ele pode optar pela monitoraçao de vagas por perfil - que ele próprio define no site - ou pelo seu objetivo profissional.

Software - os currículos captados no vagas.com.br, além de poderem ser pesquisados no próprio site, também sao transmitidos à empresa pelo software Humana RH, cujo uso elimina o acúmulo de papel no escritório, uma vez que currículos, contratos e outros documentos podem ser digitalizados e consultados, de forma integrada, pelos usuários do sistema. A utilizaçao do Humana RH é gratuita para tratamento dos currículos captados no site, mas também pode ser comercializado para a organizaçao de currículos que nao estejam cadastrados no Vagas.com.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;