Setecidades Titulo
Mais de 400 mil voltam às aulas 2ª na regiao
José Carlos Pegorim
Da Redaçao
06/02/1999 | 17:02
Compartilhar notícia


Cerca de 423,8 mil alunos de 1ª a 8ª séries e 138,6 mil de ensino médio (o antigo 2º grau) estarao de novo hoje nas escolas do Grande ABC com o retorno às aulas das redes estadual e municipal. As escolas particulares começaram a voltar no início da semana passada.  

Em todo o Estado, 200 mil professores e 6 milhoes de alunos de 6 mil escolas estaduais iniciam os 200 dias letivos do ano, que, por isso, começam antes do Carnaval e só terminam pouco antes do Natal, fora o período de recesso em julho.  

Trezentos e sessenta mil crianças foram matriculadas na 1ª série do ensino fundamental, e 620 mil entraram na 1ª série do médio em todo o Estado - mantendo os números dos anos anteriores. A boa notícia é que nao houve bingo, como ficou conhecido o sorteio de vagas da SEE (Secretaria de Estado da Educaçao).  

Segundo a Secretaria, 95% dos 12 milhoes de livros didáticos adquiridos este ano já foram postados e chegaram ou estao para chegar às escolas. Além do mais, todas as escolas de 5ª série em diante receberam um laboratório de informática com cinco computadores ligados em rede e uma série de 42 programas pedagógicos. 

Ensino médio - A vedete do ano deverá ser o ensino médio, considerado como prioridade na segunda gestao do ministro Paulo Renato Souza à frente do MEC (Ministério da Educaçao). Com 1,6 milhao de estudantes, houve um aumento de 330 mil vagas nesse nível de ensino nos últimos três anos, segundo os dados da SEE.  

Segundo a coordenadora da Cenp (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas) da SEE, Vera Lúcia Wey, 51 anos, "o ensino médio passou a ter características específicas, deixando de ser o recheio que havia entre o básico e a universidade", avaliou. "Ele passou a ser considerado parte da formaçao básica dos alunos - nao preparamos mais estudantes nem para a universidade, nem para o mundo do trabalho."  

Pela primeira vez, as informaçoes para o planejamento global das escolas estaduais foram postas no endereço da secretaria na Internet e, nas escolas sem acesso à rede mundial de computadores, em disquete: "Este ano nao imprimimos nada em papel", garante Vera Lúcia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;