Memória Titulo Memória
Enfim, eleições. E uma rasteira

Carvalho Sobrinho (em Santo André) e Wallace Simonsen (em São Bernardo) permaneceram prefeitos até 1947. Foram substituídos por Alfredo Maluf e Tereza Delta, também nomeados. Tereza e Maluf ficaram prefeitos até 31 de dezembro de 1947

Ademir Medici
11/12/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


ELEIÇÃO 16

Os futuros prefeitos seriam eleitos pelo voto direto e universal, em pleitos marcados para 9 de novembro de 1947. Seriam as primeiras eleições municipais na região desde 1936 – e as primeiras, desde a criação do antigo município de São Bernardo, em 1889, em que os prefeitos seriam eleitos diretamente pelo voto popular.

Pelos cálculos desta página Memória, a de 1947 seria a eleição municipal de número 16 no Grande ABC.

Mazzo ganha e não leva. Flaquer assume em Santo André. Dr. Fornari, em São Bernardo

211 - A II Guerra Mundial chegava ao fim em 1945. No Brasil, caía a ditadura do Estado Novo. Eram legalizados os partidos políticos, entre eles o Comunista.

212 - Em 2 de dezembro de 1945, o País elegeu o seu presidente da República, Eurico Gaspar Dutra, e a IV Assembleia Nacional Constituinte.

213 – Para deputado federal, três candidatos tinham ligações estreitas com a região: Euclides Savietto, Francisco Siedler e Lázaro Maria da Silva, os três ligados ao movimento sindical. Nenhum foi eleito.

214 – O pleito seguinte foi realizado em 19 de janeiro de 1947: escolha de deputados estaduais. O marceneiro Armando Mazzo saiu candidato e tornou-se o primeiro deputado estadual da região na Nova República, pelo PCB, com 6.140 votos. Desde logo, Mazzo se habilitou a ser o mais cotado para concorrer às eleições municipais daquele ano.

215 – Neste meio-tempo, o Partido Comunista é posto novamente na ilegalidade. Armando Mazzo sai candidato a prefeito pelo PST (Partido Social Trabalhista). Formam a chapa ‘Os Candidatos de Prestes’.

216 – A chapa venceu o pleito de 9 de novembro de 1947. Faz maioria na Câmara, elegendo 13 vereadores. Todos são devidamente diplomados. Mandam confeccionar a lembrança da posse, marcada para 1º de janeiro de 1948.

217 – Na véspera da posse, a Justiça Eleitoral aponta irregularidades no registro do PST. Armando Mazzo teve que ceder lugar ao candidato a prefeito posicionado em segundo lugar, Antonio Flaquer. Os 13 vereadores do PST foram substituídos por suplentes de outros partidos.

218 – A legislatura 1948 a 1951 é considerada a primeira pelo município de Santo André, contagem que chega aos dias atuais. No total, 31 vereadores empossados no Edifício Sion, à Rua Coronel Alfredo Flaquer, 76, sede da primeira Câmara Municipal de Santo André, prédio depois ocupado pela Biblioteca Pública.

219 – Em São Bernardo, o médico José Fornari, apoiado por Tereza Delta, vence a eleição de 9 de novembro de 1947, numa disputa renhida com o jovem Hygino Baptista de Lima. São eleitos e empossados 13 vereadores, inclusive Tereza Delta, a mais votada, com 47,63% dos 1.604 votos dados ao seu partido, o que permitiu ao PSP eleger nove vereadores.

220 – Tinha início o Período Contemporâneo da política da região, que chega aos dias atuais. Período da formação das sete cidades do Grande ABC. Do primeiro impeachment. Do bipartidarismo no período militar. De duas prorrogações de mandatos. De comentários, aqui e ali, de que a região seria incluída no rol dos municípios considerados de segurança nacional – o que nunca aconteceu. Por isso, todos os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do período que vai de 1948 a 2020 foram eleitos democraticamente, diferentemente de capitais brasileiras, por exemplo, ou municípios como Santos.

Zaíra Sadek

Em 2015, o historiador Willian Puntschart, que atua há muitos anos em Mauá, apresentava aqui em ‘Memória’ o retrato a óleo da matriarca do Jardim Zaíra.

Diário há meio século

Sexta-feira, 11 de dezembro de 1970 – ano 13, edição 1407

Manchete – Troca de presos, sim, diz o governo, que admitia trocar prisioneiros políticos pelo diplomata suíço Giovanni Bucher, sequestrado no Rio de Janeiro.

Santo André – Solicitado um semáforo para o cruzamento da Avenida Alcides de Queiróz com Rua Antonio Cardoso Franco, chamado de ‘A Esquina da Morte’.

Vestibular 70 – Sai a lista dos aprovados da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santo André. Os três melhores classificados: Nelson Branco (Licenciatura), Leda Cecília dos Santos (Letras) e Aldo Bina (Matemática).

Em 11 de dezembro de...

1635 – Toma posse, na Bahia, o governador-geral do Estado do Brasil, Pedro da Silva, depois Conde de São Lourenço.

1915 – Dentro de alguns dias começaria a funcionar, em São Caetano, a fábrica de manteiga de coco pertencente à firma Picossi & Giorgi, “indústria esta completamente nova e privilegiada no Brasil”.

1920 – Lançado o livro Histórias da Nossa História, de Viriato Corrêa, e prefácio de Rocha Pombo. A capa, a cores, desenhada por J. Prado (Editora da Revista do Brasil). Reúne contos sofre fatos da história brasileira.

1955 – A final do IV Campeonato Operário de Pugilismo do Sesi era disputada no ginásio do Pirelli, em Santo André.

O Sesi oferecia condução para os lutadores e autoridades, que deveriam estar no Viaduto Dona Paulina, na Capital, às 7h30, de onde seguiriam para Capuava, em Santo André. A pesagem teria início às 8h e a primeira luta, às 9h.

Pelo Campeonato Paulista da Segunda Divisão de Profissionais, em Santo André, Corinthians local 0, União, de Mogi das Cruzes, 0.

1990 – Polícia Militar expulsa os ocupantes da Vila Socialista, em Diadema. Na operação, o vereador Boni perde a mão.

Santos do Dia

Beato Hugolino Magalotti

Dâmaso. Português de Guimarães. Considerado o papa baluarte da Igreja primitiva, que governou entre os anos 366 e 384

SABINO. No ano 372 foi enviado pelo papa Dâmaso I ao Concílio do Oriente, no qual seria discutida a doutrina ariana. No retorno foi nomeado bispo de Piacenza, ali atuando durante 42 anos. Diz a tradição que morreu próximo dos 110 anos.

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Duartina, elevado a município em 1926, quando se separa de Piratininga. O nome é em homenagem a um antigo bispo de Botucatu, dom Carlos Duarte da Costa. Duartina é a ‘Capital da Seda’.

Hoje

Dia do Engenheiro

Dia do Tango, em alusão ao nascimento do cantor Carlos Gardel, ocorrido nesta data, do ano 1890, em Toulouse, França.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;