Política Titulo São Caetano
Auricchio abreviará licença e retorna à Prefeitura na segunda

Tucano encerrará afastamento das funções nesta sexta-feira; ele estava de resguardo e em recuperação após contrair Covid-19

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
10/12/2020 | 14:34
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), reassumirá o comando da administração de forma oficial na segunda-feira. O tucano comunicou que vai abreviar o período de licença médica que solicitou na semana passada e o afastamento se encerrará nesta sexta-feira (11).

O político contraiu Covid-19 na reta final da eleição e precisou ser internado no dia 15 de novembro. Diante de agravamento do quadro, foi para a UTI e passou quase uma semana entubado. Apesar da alta hospitalar, a equipe médica que cuidou de Auricchio, chefiada pelo infectologista David Uip, recomendou repouso.

No dia 1º, Auricchio apresentou formalmente aos vereadores pedido de licença médica até o dia 20 de dezembro. Seu vice, Beto Vidoski (PSDB), também protocolou solicitação de afastamento temporário, até dia 11, esta sexta-feira, alegando razões pessoais. O presidente da Câmara, Pio Mielo (PSDB), assumiu a cidade e é o prefeito em exercício no momento.

No meio do caminho, entretanto, houve um fato jurídico que embaralhou o cenário político da cidade. Na segunda-feira (7), o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) rejeitou recurso apresentado pela defesa de Auricchio e manteve indeferida sua candidatura à reeleição – o tucano ganhou no voto no dia 15. No mesmo dia, a corte decidiu liberar a candidatura de Vidoski a vereador. Os dois tinham sido condenados pela Justiça Eleitoral por captação ilícita de recursos eleitorais no pleito de 2016.

O Diário apurou que Auricchio vem se restabelecendo dia a dia e que, por isso, teria recebido autorização da equipe médica a voltar ao trabalho. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;