Cultura & Lazer Titulo
Ateliês de portas abertas
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
08/04/2011 | 07:13
Compartilhar notícia
Divulgação


A arte deve ser acessível a todos os interessados em observar ou fazer. Este é o princípio do projeto "Arte da Vila", que mobilizará no fim de semana 59 ateliês e quatro galerias da Vila Madalena.

"A ideia é permitir que as pessoas conheçam o ambiente de criação do artista, conversem com ele e, em alguns momentos, até experimentem o fazer, seja por meio de workshops ou aulas de demonstração", explica o organizador Valfrido Lima, que estima atrair 10 mil pessoas.

Cerca de 150 artistas estarão envolvidos na agenda que, distribuída dentro e fora dos ateliês, também abarcará apresentações de música, performances e instalações. "É um esforço abrir as portas para um fim de semana agitado. Em geral, o artista é isolado no seu fazer", afirma Lima.

Em sua 10ª edição, o "Arte na Vila" prima pela diversidade de técnicas. "Há desde pinturas abstratas até esculturas realistas, passando por cerâmicas, mosaicos, grafites e joias autorais", conta.

No total, 12 vans circularão pelo bairro para transportar os visitantes; e dois pontos de informação, além do tradicional na Estação Vila Madalena, serão montados na esquina da Rua Fradique Coutinho com a Rua Wisard e na esquina da Rua Fidalga com a Rua Aspicuelta. Monitores auxiliarão os artistas nas explicações sobre as diferentes técnicas.

Serão distribuídos mapas que apresentam breves descrições das atividades desenvolvidas nos ateliês. O material orienta o visitante a entrar em pontos charmosos e escondidos, algumas vezes.

Exposição já instalada no saguão do Metro Vila Madalena, "Vai e Vem - O Cotidiano do Metro" também conta com a participação de 16 artistas do "Arte da Vila". "Apesar de o tema ser o mesmo, um trabalho se difere muito do outro. A arte é totalmente subjetiva, reflete as emoções que cada um teve no momento". São cinco totens com obras bidimensionais.


Arte na Vila - Evento multiartístico. Em diversos endereços da Vila Madalena, em São Paulo. Amanhã e domingo, das 10h às 19h. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;