Saladino Cardoso Franco, Armando Setti, Estácio Pessoa, Justino Paixão, Felício Laurito, Décio de Toledo Leite, Armando Rosa... Uma fieira de prefeitos na região, na virada da Velha para a Nova República
CHACOTA
Confiram estes versos – publicados em 8 de outubro de 1939 pelo jornal O São Bernardo. Eles falam dos prefeitos da região acima relacionados:
Antigamente mandava um homem ‘franco’.
Depois um cafezinho tipo 7.
Veio ‘Ele’ em ‘pessoa’; levou tranco.
E a comédia do Paixão virou ‘sketch’.
Feliz Felício, pela corte aceite.
Sofreu uma campanha clamorosa...
E o mau andou por a ‘toledo’ e mar de ‘leite’.
Mas agora vai andar num mar de ‘rosa’.
A II Guerra.
O Estado Novo.
Contrastes administrativos.
Quem seria o novo prefeito?
171 – Sim, o delegado de polícia Armando Ferreira da Rosa era o novo prefeito do agora município de Santo André, com abrangência sobre toda a região. Outra nomeação do governador, interventor estadual, Adhemar de Barros, datada de 22 de setembro de 1939.
172 – Apesar da bajulação do jornal, Armando da Rosa pouco acrescentou à vida político-administrativa da região, que sofria com os efeitos da II Guerra Mundial, como de resto todo o País e o mundo em geral.
173 – No Brasil, a 27 de setembro de 1939, Getúlio cria o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda). A principal função do órgão era censurar os meios de comunicação.
174 – Em 1940, O Estado de S. Paulo é acusado de conspiração contra o Estado Novo. O jornal é invadido a 25 de março e pelos cinco anos seguintes passa a pertencer ao governo.
175 – Em abril de 1940, a polícia desmantela o que restava do Partido Comunista, que não entregará os pontos. A 1º de maio instituiu-se o salário mínimo. E a 11 de junho Getúlio faz discurso francamente favorável ao fascismo.
176 – Em 8 de julho de 1940 o governo estabelece, por decreto, o imposto sindical.
177 – A vida política doméstica vivia ofuscada pelos acontecimentos maiores da Nação e do mundo. A censura à imprensa era terrível. As notícias vinham deturpadas. Em meio a tudo logo surgiriam boatos de articulações dos distritos de Santo André para a obtenção de emancipação. Pior: a própria sede do município, Santo André, corria o risco claro de incorporar-se à Capital, levando de quebra São Caetano.
178 – O prefeito Armando da Rosa fazia um governo discreto, burocrático, sem altos e baixos e nada realiza em termos de obras públicas.
179 – Agosto de 1940. A administração Rosa caminhava para o fim. De um lado, o prefeito impunha economia feroz. Proibia a compra de querosene para destruir focos de mosquitos e até de sabão para no centro de saúde se lavar as mãos. De outro lado, dizia-se, o gasto em automóveis, material, gasolina e lubrificantes na Garagem Municipal era de centenas de contos de réis.
180 – São Bernardo e São Caetano davam sinais claros de que queriam autonomia. Iniciava-se o esboço do perfil do homem que deveria governar Santo André e todos os distritos – que formam o Grande ABC dos nossos dias. Armando Rosa veio de Santos, o próximo prefeito, nomeado, viria de Botucatu.
Diário há meio século
Domingo, 6 de dezembro de 1970 – ano 13, edição 1403
- Terminada a apuração das eleições legislativas, o regime militar tornava público, via Ministério da Justiça, o desejo de equacionar as questões políticas com base na realidade do País.
Santo André – Prefeitura realizava concorrência pública para a construção do novo prédio do Fórum, no Centro Cívico. A primeira concorrência foi anulada. Nesta segunda tentativa, sete firmas concorrem.
Vestibular – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Santo André: 2.498 disputam 820 vagas.
ETE – Governo cogita reformar o sistema político.
Em 6 de dezembro de...
1745 – Criado os Bispados de São Paulo e Mariana, em Minas Gerais. Para São Paulo é nomeado o bispo Bernardo Rodrigues Nogueira.
1915 – Santo André cobra da Companhia Inglesa o alargamento da estação ferroviária; movimento de passageiros cresce, principalmente aos domingos.
1955 – Carrossel Musical foi o título do festival dançante realizado dia 2 no clube Comercial de São Caetano.
Desfilaram 33 modelos, entre as quais Ethel Chiaroni, Miss São Paulo 1955.
- O Brasil em estado de sítio: estabelecida censura à imprensa.
1985 – Termina a greve dos moinhos em Santo André; param os vidreiros.
- Metrô anuncia a construção de seis terminais no sistema trólebus da região: Sonia Maria, Santo André (Leste e Oeste), Central e Ferrazópolis em São Bernardo, Piraporinha e Central em Diadema, na antiga garagem da Viação Diadema.
Hoje
- Dia da Extensão Rural no Brasil. Data da criação da modalidade em 6 de dezembro de 1948, no Estado de Minas Gerais.
Santo do Dia
Nicolau (Ásia Menor, 250 – Turquia, 326). Também conhecido por Nicolau de Mira e de Bari. Padroeiro da Rússia, de Moscou, da Grécia, de Lorena, na França, de Mira, na Turquia, e de Bari, na Itália, das crianças, das moças solteiras, dos marinheiros, dos cativos e dos lojistas. Por tudo isso os dados de sua vida se misturam às tradições seculares do cristianismo.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.