Cultura & Lazer Titulo
Cores e sabores da Índia
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
02/01/2009 | 07:01
Compartilhar notícia
Divulgação


Uma amostra da cultura de um dos países asiáticos que mais desperta curiosidade no Ocidente toma conta de quatro cidades do litoral paulista a partir de amanhã, com o início do Festival da Índia 2009. Em sua terceira edição, o evento, que começa em Santos, é uma boa oportunidade de se antecipar ao clima da próxima novela das nove, Caminho das Índias, com estréia marcada para o dia 19. Se repetir o impacto popular das tramas anteriores da autora Glória Perez (O Clone, de 2001, e América, em 2005), o folhetim pode despertar uma onda indiana.

Na pauta do festival, muita música, dança, exposição fotográfica e degustação da gastronomia típica, lacto-vegetariana. As apresentações tem entrada franca e o visitante pode contribuir com a importância que desejar na hora de degustar algum prato, já que o cardápio não estipula preços.

A turnê começa na praia de Aparecida, em Santos, a partir das 14h. A programação, que chega também a Bertioga (domingo), a São Sebastião (dia 6) e Ubatuba (dia 8), se destaca pelos sons ricos indianos, dos mais puros às fusões mais diferenciadas, como mantras com um quê de techno ou de rock.

No palco, além de bandas formadas no Brasil, grupos internacionais como o octeto norte-americano Mayapuri, que faz show de três horas, baseado principalmente na percussão do mrdanga (espécie de tambor). A banda é conhecida do público dos festivais realizados tanto nos Estados Unidos quanto em outros países europeus, onde eventos do tipo são realizados há mais de uma década. Mantendo a tradição da música indiana, está a Ambarish, com integrantes checos, franceses, russos, ingleses e brasileiros. O grupo pesquisou in loco os cânticos e músicas folclóricas e traz repertório de música clássica e outros.

Como representante da delicada dança típica está a bailarina Gourangi, que também esteve nas duas edições anteriores do festival. A brasileira traz o estilo bharata natyam, criado no sul indiano, e que, ao contrário do que muitos acreditam, não é exclusiva das mulheres.

A turnê se encerra em Juiz de Fora, em Minas Gerais, no dia 15. Antes, no dia 13, passa por Cabo Frio, no Rio. O visitante também poderá conferir estandes da delicada tatuagem de henna, literatura e outras curiosidades.

Turnê Festival da Índia 2009 - Início amanhã, às 14h, em Santos. Até dia 15. www.festivaldaindia.com.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;