Economia Titulo
Energia pode custar menos nas regioes produtoras
Do Diário do Grande ABC
02/07/1999 | 17:05
Compartilhar notícia


O secretário de Energia e Desenvolvimento de Sao Paulo, Mauro Arce, afirmou nesta sexta-feira que os municípios localizados nas regioes onde estao construídas as hidrelétricas serao beneficiados com tarifas mais baixas de consumo, estimulando de forma direta a descentralizaçao industrial. Ele explicou que o fato vai ocorrer logo após início da cobrança de "pedágios" nas linhas de transmissoes que nao serao privatizadas.

Essa é uma das mais antigas reivindicaçoes dos prefeitos da Alta Noroeste, apontada como única forma de provocar o desenvolvimento de regioes que até nesta sexta-feira só ficaram com o ônus social de receber trabalhadores temporários para as obras de construçao das usinas. Arce falou sobre essa diferenciaçao de preço no Primeiro Seminário de Energia e Desenvolvimento, promovido por empresários, prefeitos e entidades do governo em Araçatuba.

Segundo o secretário, os pedágios estao sendo mapeados pela Comissao Estadual de Energia, com valores que aumentam à medida que o consumidor se distancia da usina geradora. Com a privatizaçao, ele admite que será significativa para o setor industrial a diferença de custos entre ficar próximo ou longe de uma unidade geradora de energia, quer hidro ou termoelétrica.

O prefeito de Mirandópolis, Jorge Faria Maluly (PFL), que também é presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, disse que a cobrança de "pedágio no transporte de energia elétrica" poderá reparar uma injustiça praticada contra o interior do estado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;