Cultura & Lazer Titulo
ICANN cria mais sete domínios para a Web
Do Diário do Grande ABC
17/11/2000 | 16:14
Compartilhar notícia


A organizaçao que autoriza o uso dos endereços eletrônicos das homepages, Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), criou nesta sexta-feira mais sete domínios para navegaçao na Web (World Wide Web, WWW).

Foram escolhidas as terminaçoes .biz, .info, .pro, para os endereços de negócios, e .museum, .aero, .name, e .coop para outros fins. Quarenta e sete organizaçoes pagaram US$ 50 mil (58 mil euros) cada uma pela chance de submeter um novo nome.

Os novos domínios vao proporcionar maior flexibilidade aos criadores de sites na hora de escolher o endereço da página. Esta é a primeira iniciativa da ICANN neste sentido nos anos 80, tomada diante da pressao causada pela sobrecarga nos domínios existentes, principalmente, .com.

De acordo com o site de busca americano Google, .com ainda responde por 50% de todos os endereços eletrônicos, indicando 20 e 25 milhoes de homepages no mundo inteiro.

Endereços e nomes dos domínios têm um impacto considerável sobre o número de visitantes que acessam o site, pois indicam a afinidade do seu conteúdo.

Muitos internautas reclamam da falta de criatividade nos nomes dos domínios e acusam o ICANN de ter privilegiado os negócios com as suas mudanças.

As empresas cujos novos nomes foram aprovados pelo ICANN esperam ganhar dinheiro com isso, vendendo endereços eletrônicos para outras companhia. Entretanto, nada garante que obterao grandes lucros, pelo menos a curto prazo.

Os seis domínios que existiam até agora - .com, .net, .org, .edu, .int, .mil and .gov - estao sobrecarregados, tornando difícil achar nomes que ainda nao foram usados.

Num debate de sete horas, transmitido ao vivo pela internet, o comitê administrativo da ICANN escolheu o nome dos novos domínios de uma lista proposta por vários segmentos da internet. Faziam parte da lista .kids, .school, .sex as well as .tel, .wap e .web.

Dos novos domínios, .info e .name estao disponíveis para qualquer usuário, .museum e .biz para membros de companhia ou sites com temas relevantes, .aero para empresas de turismo e .coop para cooperativas.

A ICANN, que foi muito criticada pelo excesso de controle exercido sobre os domínios da internet, decidiu dar oportunidade a novos usuários em julho e considerou nomes de domínios de 47 organizaçoes.

A organizaçao é responsável por assegurar que o nome de cada domínio é único e de impedir que o mesmo registro seja vendido para mais de uma companhia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;