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Região ganha associação de TV por assinatura
Isis Mastromano Correia
Do Diário do Grande ABC
12/02/2008 | 07:08
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Clientes de TV por assinatura e internet a cabo do Grande ABC ganharão uma associação de orientação sobre esses serviços. A Abata (Associação Brasileira dos Assinantes de TV por Assinatura) será fundada amanhã, em Santo André.

Apesar de as reclamações sobre os dois itens serem freqüentes, não há grupos que atuem especificamente sobre a causa, conforme explicou o idealizador da Abata, o comerciante Paulo Teceroli.

“Não há no Brasil uma associação como esta. Vamos atuar fiscalizando as companhias de TV e internet a cabo”, disse Teceroli, que trabalhou por um ano em uma empresa de TV por assinatura.

Reclamações contra empresas de TV por assinatura e internet banda larga figuram entre as principais queixas enviadas para a coluna Defesa do Consumidor, do Diário.

Segundo levantamento feito por Teceroli, há cerca de um milhão de assinantes desses serviços na região. A Abta (Associação Brasileira de TV por Assinatura), que agrega as empresas, não confirmou o número.

ASSOCIAÇÃO

O objetivo da Abata é cobrar melhorias na prestação dos serviços, no atendimento aos clientes e também esclarecer dúvidas e prestar auxílio aos consumidores associados. A entidade atenderá também consumidores da Baixada Santista e Grande São Paulo.

“O problema é que as companhias tratam os serviços a cabo como se fossem uma coisa muito antiga no Brasil”, disse Teceroli.

De acordo com a Abta , o governo brasileiro introduziu a TV a cabo no país em 1989. Nos Estados Unidos, o conceito de TV por assinatura surgiu na década de 1940.

PROBLEMAS

De acordo com Teceroli, problemas com cobrança indevida, mudanças freqüentes no pacote de canais contratados, furto de sinal, problemas de recepção das imagens e venda casada – no caso da Internet – são queixas freqüentes entre os consumidores.

Cansada de esperar em vão para receber atendimento pelo telefônico, a motorista Eliana Salomão Guimarães, de Santo André, teve de ir pessoalmente até a NET (empresa de TV por assinatura que atua no Grande ABC) para solucionar um problema de cobrança duplicada.

“Passei 40 minutos no telefone e não resolveram nada”, reclamou Eliana.



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