Tecnologia Titulo
App brasileiro lê rótulos para ajudar pessoas com alergias alimentares
Marcella Blass
Do 33Giga
04/11/2020 | 19:48
Compartilhar notícia


De acordo com a ASBAI 2019, a estimativa é que, em 2030, metade da população brasileira apresente restrição à algum tipo de alimento. Com isso em foco, nasceu o aplicativo NuRótulo, com uma tecnologia capaz de identificar em tempo real os componentes alérgicos nos rótulos dos produtos industrializados.

Leia mais:
10 dicas para deixar sua casa mais inteligente
Pelo smartphone: 7 causas para doar sem gastar dinheiro

Para os alérgicos, a dinâmica é bastante prática. Após a instalação, é necessário configurar os componentes que o usuário tem alergia. Depois, basta escanear o código de barras dos produtos com a câmera do smartphone e descobrir se eles têm ingredientes alérgicos em sua composição.

A tecnologia do aplicativo funciona através do banco de dados do Cadastro Nacional de Produtos (CNP) da GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação. Na plataforma, os fabricantes podem cadastrar informações técnicas sobre seus produtos, em especial todos os ingredientes usados na fórmula. Assim, o NuRótulo consegue trazer resultados seguros e confiáveis.

Disponível para Android e iOS, a proposta do aplicativo é aumentar a inclusão e facilitar a vida de quem tem alergias alimentares, em especial as mais graves. Com a câmera do celular, o usuário não precisa perder tempo no supermercado, por exemplo, lendo toda a composição dos produtos que deseja comprar. Basta apontar o celular e saber em segundos se aquela composição é segura ou não.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;