Setecidades Titulo
Santo André adota o ‘Mãe-Canguru’
Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
22/10/2002 | 21:03
Compartilhar notícia


O método Mãe-Canguru, atendimento a bebês prematuros que no Grande ABC é hoje exclusivo do HMU (Hospital Municipal Universitário) de São Bernardo, será implementado no Hospital Estadual de Santo André dentro de 20 dias. A informação é da coordenadora do setor de pediatria da unidade, Silvia Espiridião. Segundo ela, somado ao acompanhamento dos bebês prematuros, o hospital deverá colocar em funcionamento o banco de leite materno, cuja montagem do espaço está sob responsabilidade da De Nadai Alimentações. A maternidade do hospital começou a atender no dia 14 de outubro.

Para iniciar o atendimento, pelo menos cinco profissionais do Hospital Estadual foram treinados pelo HMU, durante a Semana de Capacitação do Método Canguru, realizada de 14 a 18 de outubro e que garantiu ao HMU a possibilidade de se tornar o segundo centro de referência no método do Estado de São Paulo. O único pólo hoje é o Hospital de Itapecerica da Serra.

Para a coordenadora da pediatria do Hospital Estadual de Santo André, a humanização é um trabalho que proporciona resultados “extraordinários”, principalmente devido ao aleitamento materno exclusivo, que impede infecções e facilita o desenvolvimento cerebral do bebê. “Além disso, o vínculo entre a mãe e o filho favorece o ganho de peso da criança prematura, o desenvolvimento neuro-psicomotor e diminui o tempo de hospitalização.”

Acompanhamento – Com a adoção do método Mãe-Canguru, o hospital vai passar a acompanhar as crianças nascidas de partos prematuros até o primeiro ano de vida. “Eles (bebês) ficam no hospital até chegarem a 2,5 quilos. A partir daí, o acompanhamento será feito pelo ambulatório da Fundação Santo André”, disse Silvia Espiridião.

Com a inauguração da área de enfermaria da pediatria, programada para o primeiro semestre do ano que vem, todo o acompanhamento dos bebês será realizado no próprio hospital.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;